Exames ginecológicos: quais são e quando são necessários?

Exames ginecológicos: quais são e quando são necessários?

Com que frequência você costuma ir ao ginecologista? Sabia que existem exames ginecológicos de rotina que são importantes para manter a nossa saúde em dia?

Isso mesmo! Fazer exames com frequência é fundamental para identificar uma série de doenças que podem não apresentar sintomas desde o início, mas que podemos encontrar através de exames.

Então é recomendado que depois da primeira menstruação, a gente comece um acompanhamento com o ginecologista pelo menos uma vez por ano para fazer esses exames específicos de rotina.

Mas você sabe quais são e quando precisam ser feitos? Calma que a gente te conta! A partir da primeira relação sexual começam alguns exames de rotina e com o passar do tempo, vão sendo acrescentados mais exames nesta rotina médica. Vamos descobrir juntas hoje!!! 👯‍♀

📑Começou a vida sexual? Esses são os exames indicados 😊

Depois que temos nossa primeira relação sexual, provavelmente o seu médico vai solicitar alguns exames básicos para acompanhar a sua saúde. Algumas doenças são transmissíveis através do sexo sem proteção, por isso, esse monitoramento é importante.

Esses exames são para identificar doenças como:

  • Sífilis: essa é uma IST - infecção sexualmente transmissível, causada por uma bactéria, a Treponema pallidium, capaz de se espalhar no corpo humano por meio de pequenos cortes na pele ou através das mucosas. Os sintomas são aparecem em três fases:
  • Primeira fase: úlcera na região genital, geralmente única e indolor que some espontaneamente em cerca de uma semana.
  • Segunda fase: manchas no corpo, avermelhadas e que descamam, nas palmas das mãos e plantas dos pés e lesões verrugosas na região genital.
  • Terceira fase: atinge o sistema nervoso central, podendo causar febre, dor de cabeça e convulsão.
  • Hepatite B e C: uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Uma das causas pode ser infecciosa, causada pelos vírus da hepatite B e o vírus da hepatite C, que são sexualmente transmissíveis. Na maioria das vezes são infecções que não apresentam sintomas. Mas a hepatite pode causar sintomas como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
  • HIV: HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.
  • Esses exames geralmente são feitos por coleta e análise de sangue.

📑 Não fez 25 anos ainda? Olha só os exames que precisam ser feitos:

Com a vida sexual ativa, até os 25 anos são acrescentadas coletas anuais de clamídia cervical nos exames de rotina.

Clamídia é uma bactéria que causa uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns e muita gente infectada é assintomática, ou seja, não tem sintomas. Na mulher, pode ocorrer inflamação cervical ou corrimento amarelado ou turvo do óstio cervical, resultando em corrimento vaginal. Essa bactéria consegue subir para as trompas causando dor pélvica, dor na relação e até infertilidade

  • A análise pode ser feita em amostra de urina de primeiro jato., mas a melhor forma de detectar é coleta do colo uterino.

📑 Entendi, mas eu já passei dos 25 e agora?

Aí você vai começar a fazer o famoso exame de papanicolaou. É um exame simples de fazer e não dói. Também chamado de preventivo, é um teste ginecológico utilizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Basicamente o exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações no órgão feminino, causadas pelo vírus do HPV.

  • Nome engraçado, né? O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século passado.
  • O exame é feito com o auxílio de uma espátula e escovinha que coletam células do colo do útero, que são analisadas em laboratório.

📑 amai, tenho mais de 30. Quais os exames indicados nessa idade?

Aí começa a ser feita a pesquisa de HPV todos os anos. E o que é isso? 🤔

A HPV é a abreviação em inglês para o papilomavírus humano. É uma infecção sexualmente transmissível e que nem sempre causa sintomas, mas pode provocar verrugas genitais doloridas e com coceira, além de lesões no trato genital que podem evoluir para câncer.

  • Os testes de HPV são feitos com coleta local (raspamos uma escovinha e mandamos para análise laboratorial)

📑 E depois dos 40, precisa fazer mais algum exame?

A resposta é sim! A partir dos 40 anos, a lista de exames básicos dá uma engordadinha e o seu médico pode passar a solicitar mais exames preventivos, como:

  • Mamografia: é um exame de raio-x das mamas, feito em um aparelho chamado mamógrafo. Para fazer o exame, a mulher fica em pé enquanto o equipamento comprime as mamas. Algumas mulheres podem sentir um pouco de desconforto, mas é só por um instante. A mamografia é bastante utilizada para o rastreamento do câncer de mama, possibilitando que nódulos de câncer sejam encontrados antes que os mesmos de serem palpáveis, como no exame de toque.
  • Hemograma: analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue e serve para confirmar ou investigar um diagnóstico.
  • Glicemia: o exame de glicemia serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea. É utilizado para detectar doenças como hipoglicemia, hiperglicemia e também para o diagnóstico e acompanhamento da diabetes.
  • Lipidograma: é um exame de análise clínica que tem como objetivo verificar a quantidade de triglicerídeos e colesterol total que, quando estão em valores fora do normal, podem ajudar a desenvolver diversas doenças.
  • Avaliação tireoidiana com TSH e T4 livre: muito importante para identificar doenças que impactam na tireoide, avaliar o tamanho da glândula, a presença de tumores e checar se a tireoide e os hormônios do seu corpo estão funcionando direitinho.

📑 Para quem tem mais de 50 anos, ainda precisa fazer exames ginecológicos?

Precisa sim! Além dos exames anteriores e citados até aqui, os médicos costumam acrescentar o exame de sangue oculto para mulheres a partir dos 50 anos.

Esse exame serve para avaliar a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes, que podem não ser visíveis a olho nu que podem ser resultados de sangramentos no intestino grosso, sinais de úlceras, colite ou até câncer.

  • O exame de sangue oculto nas fezes é feito a partir de uma amostra que é analisada em laboratório.

📑 E para quem passou dos 65 anos?

Por fim, a partir dos 65 anos, a mulher passa a ter um acompanhamento de densitometria óssea, que é um exame realizado para definir massa óssea na coluna lombar, fêmur e fazer diagnóstico de osteoporose e osteopenia.

  • Esse exame é realizado num aparelho de dupla emissão de raio-x.

Ao longo da nossa vida, vamos passando por diversas fases e os exames acompanham nossa jornada. Claro que esses são os exames básicos, mas se você sentir qualquer sintoma diferente ou se você tem uma histórico familiar que necessita de atenção, o seu médico pode solicitar outros exames e com tempo de acompanhamento diferente. Sempre converse com o médico ou médica que te atende, combinado? 💜

Dica de amiga: A maioria desses exames são oferecidos pelo SUS, então você pode agendar uma consulta gratuita com médico de família no postinho mais perto da sua casa para ele solicitar os exames de rotina e avaliar a necessidade de um encaminhamento com o ginecologista para fazer um acompanhamento.

Nos vemos no próximo blog.

Até lá!

Não vá embora ainda, leia também:

Por que saem coágulos na menstruação?

A palavra “corrimento” te dá medo?

Sangramento depois do sexo é normal?

Cansou de ter candidíase?


1 comentário


  • Karen

    Que informações interessantes!!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados