Ciclo menstrual e tireoide: os hormônios é que mandam!

Ciclo menstrual e tireoide: os hormônios é que mandam!

Você já parou para pensar em como o ciclo menstrual pode impactar na sua vida? São muitas alterações químicas que acontecem durante todo o ciclo e que afetam diretamente nossas emoções, concentração, raciocínio e interação com outras pessoas. E sabe por que tantas alterações acontecem no corpo da mulher durante o ciclo menstrual? A gente te diz: hormônios!

Um dos locais do nosso corpo vem de uma glândula em forma de borboleta que fica localizada na parte da frente do pescoço, quase como se estivesse dando um abraço na traqueia. E dependendo de como essa glândula funciona, isso afeta também o seu ciclo menstrual.

A tireoide é responsável pelos hormônios que regulam praticamente tudo no corpo: humor, peso, batidas do coração, temperatura do corpo, trânsito intestinal… ufa! São muitas funções para um corpinho só! E claro que no corpo da mulher, a liberação desses hormônios pode afetar também o ciclo menstrual.

Às vezes a tireóide pode sair um pouco do seu ritmo e, é muito comum, principalmente entre as mulheres, acontecer o hipertireoidismo ou a hipotireoidismo.

Hipertireoidismo: fluxos mais intensos

Você já teve fluxos mais intensos, com muito sangue? Esse é um dos principais indicativos quando a tireoide está trabalhando demais. Chamamos de hipertireoidismo e nesse estado, é produzido muito hormônio e as mudanças em nosso ciclo menstrual podem ser ciclos mais curtos, mais frequentes e com fluxo de sangue intenso.

Com isso, a mulher com hipertireoidismo pode sentir ansiedade, perder peso, ter problemas para dormir e suar mais do que o normal.

Por que isso acontece? Veja alguns fatores que podem causar essa disfunção:

  • Um ou mais nódulos na tireoide podem produzir quantidades excessivas de hormônios tireoidianos, levando ao hipertireoidismo.
  • A inflamação da tireoide pode causar a liberação excessiva de hormônios tireoidianos na corrente sanguínea.
  • Tomar doses excessivas de medicamentos que contêm hormônios tireoidianos sintéticos pode resultar em hipertireoidismo.
  • Em raras ocasiões, um tumor na glândula pituitária pode causar hipertireoidismo ao estimular a tireóide a produzir mais hormônios.

Hipotireoidismo: fluxos irregulares

Quando acontece ao contrário e você não tem fluxos mensais ou até mesmo fica meses sem menstruar, pode ser que a tireoide não esteja trabalhando o suficiente. Nesse caso, quando a tireoide produz pouco hormônio, chamamos de hipotireoidismo. O ciclo menstrual  se torna irregular, mais espaçado ou até mesmo inexistente, mas quando há ciclo, o fluxo é muito intenso.

Além disso, pode causar ainda aquela sensação de cansaço extremo, ganho de peso, a pele ficar mais seca e o intestino constipado. Tudo resultado da diminuição de metabolismo.

Mas e por que isso acontece? Podem ser algumas razões, olha só:

  • Deficiência de iodo em lugares com má nutrição ou deficiência de iodo no solo
  • Doença autoimune chamada Doença de Hashimoto: o sistema imunológico ataca o próprio corpo, ou seja, anticorpos que atacam a tireoide.
  • Dano físico ou médico da tireoide, como cirurgia ou radiação
  • Medicamentos como lítio podem causar hipotireoidismo como efeito colateral
  • Tireoidite pós-parto que pode acontecer durante a gravidez e pode levar a hipotireoidismo permanente em algumas pessoas

E o que podemos fazer?

As disfunções da tireoide são geralmente curáveis ou tratáveis com medicação para equilibrar os níveis dos hormônios da tireóide no corpo. Na maioria das vezes, o tratamento é simples, mas é para o resto da vida, dependendo da causa.

Dica de amiga: Lembre-se de que hábitos de vida também podem afetar o nosso ciclo menstrual. Por isso, se você notar alguma mudança significativa em seu ciclo menstrual, é importante consultar um profissional de saúde para descobrir o que está causando e receber o tratamento adequado.

Nos vemos de novo no próximo post! Até lá!


1 comentário


  • Jussara

    Amei esse post, tirou algumas dúvidas minhas, mas aí da fiquei com uma: tenho todos os sintomas de hipotiroidismo, ano passado fiz exames e deu normal, pode acontecer de um ano ou até menos haver essa alteração e no próximo exame apontar um desses problemas?


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados