Dicas para evitar candidíase no verão

dicas contra candidiase

Passamos o ano esperando a chegada da estação mais quente, gostosa e cheia de energia. Quando o verão chega, é certo que teremos ventilador ligado por todo o dia (e noite também), roupas leves e fresquinhas para passeios e, claro, idas à praia e/ou piscina. Quem também já pode sentir essas - e muitas outras coisas gostosas - do verão? Apesar de todo o lado bom da estação, uma preocupação de todas as pessoas que tem vulva tem nome e aparece bem nessa época: candidíase.

Se a dona candidíase resolveu aparecer por ai ou você quer saber se cuidar caso ela dê as caras, continua com a gente por aqui.

Fiquei com candidíase - e agora?

Para começar, é importante lembrar que apenas um(a) ginecologista pode identificar que você realmente está com a candidíase e, também, que ela se forma devido à proliferação do fungo cândida, já presente na nossa vulva. Porém, quando em condições de abafamento e aumento da umidade da região, eles aumentam de quantidade em alguns pontos como: dobras ou espaços que já possuem mais umidade.

A candidíase pode causar certos desconfortos e acabar afetando a nossa qualidade de vida. Nossa ginecologista parceira, Dra. Ana Delazia, contou pra gente os principais sintomas das pacientes que são diagnosticadas com candidíase, são eles:

  • Sensação de ardência ao fazer xixi;
  • Coceiras, ardor ou inchaço da região vaginal;
  • Corrimento esbranquiçado (parecido com a nata do leite);
  • Assaduras ou fissuras na região;
  • Dor na relação sexual.

Se você se identificou com alguns sintomas, o primeiro passo a fazer é marcar uma consulta ginecológica para realmente ver se o diagnóstico será a candidíase. E, enquanto você espera a data da sua consulta se aproximar, existem algumas coisas que você já pode ir fazendo por aí, para dar uma aliviada nas sensações incômodas:

  • Avise seu/sua parceiro(a) para evitar terem relações sexuais até estar curada;
  • Opte por roupas mais levinhas, bem arejadas e que não apertam. Escolha tecidos como viscose ou algodão;
  • Fique sem calcinha e deixe sua vulva respirar! Ah, além disso, quanto mais você cuidar da sua calcinha, melhor vai ser para sua vulva;
  • Faça compressas de camomila fria - a Dra. Ana Delazia contou que é uma das dicas práticas para aliviar os sintomas de inflamação e inchaço, com o gelado da compressa, e a camomila é um anti-inflamatório natural ideal para esse caso;
  • Se o sexo estiver te incomodando por causa de algum sintoma, a dica aqui é reduzir a frequência até se sentir curada, pode ajudar a diminuir os incômodos;
  • Menstruou? Evite abafar a região, combinado? Para isso, é só usar um absorvente que não tenha plástico na composição e, com isso, permita que sua vulva respire perfeitamente, além de evitar reações alérgicas. Spoiler: amai faz tudo isso e já vamos te contar mais!

Candidíase de repetição - o que é?

Para identificar um quadro de candidíase de repetição, é preciso que tenha acontecido mais de 3 episódios nos últimos 6 meses ou 4 vezes no ano. Neste caso, é preciso que seu(sua) ginecologista esteja te acompanhando em todos os casos, para poder identificar qual é o fator que está causando essa candidíase de repetição.

Para o tratamento, será preciso uma medicação específica, já que essa vulva pode ter uma Cândida mais resistente (lembra que já temos o fungo Cândida na vulva, vivendo normalmente, mas com o aumento da quantidade, causa a candidíase), ou um quadro de alteração de pH vaginal, por exemplo.

A Dra Ana conta que, em alguns casos, só com a melhora do pH, sem remédio antifúngico, pode ter uma boa resposta. Além disso, é importante você olhar com mais carinho para sua vulva, escolher bem os produtos que passa nela - como sabonetes, lubrificantes, etc. Por se tratar de uma região íntima sensível do nosso corpo, é essencial cuidar também do que mais temos em contato com a vulva: a calcinha.

Escolha absorventes que cuidem da sua vulva!

Já demos um spoiler ali em cima e reforçamos que o cuidado com os produtos que ficam em contato com nossa vulva é fundamental para ter uma boa saúde ginecológica. Por isso, que tal pensar e analisar todas as opções disponíveis para conter o seu sangue menstrual?

Os absorventes comuns possuem altas quantidades de plástico em sua composição, facilitando o abafamento da vulva, sendo ótimos para a proliferação de fungos - e facilitando causar a candidíase, além de causarem alergias na região. Já a amai é diferente: nossa composição possui algodão, que contribui para maior conforto e respirabilidade da vulva durante a menstruação.

Além disso, os absorventes da amai são indicados para quem possui alergia na vulva - já que nossos componentes são amigos do seu corpo e do planeta (vem conhecer mais clicando aqui).

E então, está pronta para usar amai no seu próximo ciclo? Conte com a gente!

Você vai gostar de saber…

Será que eu tenho alergia na vulva? Temos três depoimentos diferentes!

Posso usar óleo de coco na vulva?

Qual é o cheiro natural da vulva e da vagina?

Quero descobrir o que é sagrado feminino

Depilar tudo ou não - o que fazer?


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados