4 dicas práticas para lidar com as cólicas menstruais sem remédios

4 dicas práticas para lidar com as cólicas menstruais sem remédios

Quem nunca sentiu aquela dorzinha chata de cólica, né? 🙄As cólicas menstruais são comuns, mas enquanto que para algumas pessoas são mais leves, para outras, é um incômodo que acontece todo mês. E sabe que em alguns casos, a dor das cólicas menstruais podem ser tão desconfortáveis a ponto de nos impedir de fazer nossas atividades diárias.

Nesse momento, você deve tá pensando, "ah, mas é só tomar um remedinho que passa!" Acertei? Mas sabia que nós podemos ter alergia a determinados remédios, reduzindo bastante a possibilidade de lidar com a dor todos os meses? Outras pessoas simplesmente não gostam de tomar muitos remédios e preferem alternativas mais naturais. Seja qual for o seu time nesse assunto, a gente trouxe dicas práticas hoje para aliviar as dores.

Antes, vamos entender porque as cólicas acontecem? 🩸

Normalmente as cólicas começam alguns dias antes da menstruação, aumentando a intensidade na TPM e costumam durar até os primeiros dias do período menstrual.

Essas cólicas são causadas por contrações no útero que acontecem por mudanças hormonais no nosso corpo, devido às prostaglandinas. Essas substâncias ajudam o útero a se contrair e relaxar, para que o endométrio (tecido que reveste o útero) possa se desprender e sair pelo canal vaginal.

Então, analisando a situação, é um processo natural que precisa acontecer para que a menstruação aconteça. O que acontece é que, em excesso, essa movimentação acaba causando dores que podem ser abdominais ou pélvicas. Ah, essa dor também pode chegar com outros sintomas como dor nas costas, nas pernas, náusea e dores de cabeça 🫠

4 Dicas práticas para aliviar as dores de cólica menstrual de forma natural ✨

Agora que entendemos o que causam as cólicas, vamos ao que interessa? Trouxemos 4 dicas práticas e naturais que podem ajudar a aliviar as dores. Olha só:

🥑 Alimentação

Manter uma dieta bem equilibrada pode ajudar a proteger seu corpo e reduzir cólicas, já que alguns nutrientes ajudam a aumentar as defesas naturais do nosso corpo e combater as dores, principalmente os que reduzem os níveis de estrogênio.

  • Vegetais verde-escuros: esse tipo de vegetal reduz a inflamação e fornece as fibras necessárias para remover o excesso de estrogênio do corpo. Em outras palavras, isso quer dizer "xô, cólica!". Ah, e esses vegetais mais escuros também têm cálcio, o que ajuda não só com as cólicas, mas também os sintomas emocionais que a TPM pode causar como cansaço e desânimo.
  • Grãos integrais: As fibras dos grãos integrais também ajudam a equilibrar os níveis de estrogênio e, por consequência, aliviam as dores menstruais. Um mingau de farelo de aveia pode ser uma boa pedida nesse período!
  • Chocolate 70%: Quando a gente pensa em TPM, é inevitável pensar em chocolate! Mas a grande surpresa disso, é que na verdade, o chocolate pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais porque tem um bom teor de magnésio - que ajuda a relaxar os músculos e pode interromper a produção de substâncias que causam as cólicas. Mas ah, tem que ser o chocolate 70% viu? Excesso de açúcar pode acabar piorando a dor da cólica.

☕ Chás

Existem várias opções de chás que podem ajudar a aliviar as cólicas menstruais. Mas é importante lembrar que cada pessoa é única e pode ter diferentes reações aos chás, então sempre é bom lembrar de conversar com a nutri ou com o médico a respeito da ingestão de chás, ta bem?

  • Chá de camomila: a camomila possui propriedades anti-inflamatórias e relaxantes. Beber uma xícara de chá de camomila quente pode trazer alívio para cólicas mais leves.
  • Chá de menta: a menta é conhecida por suas propriedades calmantes e pode ajudar a relaxar os músculos do útero, aliviando as cólicas. Serve tanto a infusão quente para beber, quanto uma massagem na região dolorida com óleo de menta.
  • Chá de canela: a canela é um dos ingredientes mais falados quando se trata de cólica porque tem propriedades anti-inflamatórias e anti espasmódicas (interrompem a contração muscular). A receita é bem simples: ferva um pedaço de pau de canela em água e em seguida beba o chá.
  • Chá de sálvia: a sálvia também é uma opção de chá com propriedades antiespasmódicas. Para fazer o chazinho, adicione as folhas secas de sálvia em água quente e deixe em infusão por alguns minutos antes de beber.

🚴‍♀Exercícios

Sim, exercícios podem ajudar a aliviar a dor da cólica menstrual em algumas pessoas. Fazer atividade física regularmente pode contribuir para reduzir a intensidade da dor e melhorar o humor durante o período menstrual.

Isso porque o exercício estimula a liberação de endorfinas, que são substâncias químicas naturais do corpo que ajudam a aliviar a dor e trazer aquela sensação gostosa de bem-estar.

Ah, o movimento do corpo pode ajudar a relaxar os músculos do útero e promover a circulação sanguínea, o que pode reduzir a sensação de cólica.

Mas preste atenção ao seu corpo, se você não está se sentindo bem, não é legal forçar as coisas. Se não conseguir fazer exercícios durante esse período, respeite seus limites e opte pelo descanso ou atividades leves como caminhadas.

🚿 Fontes de calor

Usar uma bolsa de água quente no abdômen também pode ajudar a relaxar os músculos do útero, diminuindo as contrações causadoras das cólicas menstruais. Além disso, o calor também pode aumentar a circulação no abdômen, o que também ajuda a diminuir a dor.

Dica da amai: Se você não tiver uma bolsa de água quente, vale tomar um banho morninho ou usar uma toalha quente sobre a região dolorida.

Mas ei, lembre-se de que essas são dicas práticas e naturais que ajudam a aliviar as cólicas menstruais, mas que podem não funcionar para todos. Se você tiver cólicas menstruais graves ou persistentes, é importante buscar orientação médica para investigar se existe algum problema ou condição mais séria, combinado? 💜

Você pode gostar de ler também:

Por que nos sentimos cansadas durante a menstruação?

Por que saem coágulos na menstruação?

Acordei inchada, será que tem a ver com a menstruação?

Ciclo menstrual e tireoide: os hormônios é que mandam!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados