Fome e desejos de cada fase do ciclo menstrual
“Ai, que vontade de um chocolatinho - certeza que tô na TPM!”. Quantas vezes você já não teve esse tipo de pensamento por aí? Sempre que temos desejos repentinos por doces, chocolate ou vemos alguma outra pessoa que também menstrua passando por essa situação, nós automaticamente relacionamos uma coisa com a outra - no caso, o desejo com o ciclo menstrual. 🤔
Mas, são anos e mais anos ouvindo falar sobre isso e a gente nunca entendeu de verdade o porque de estas coisas estão ligadas, né? Bom, pelo menos até hoje. Bora saber mais a relação entre comida e as fases do ciclo menstrual? Então continue lendo esse blog. 💜
Vamos entender melhor as fases do ciclo
Antes de mais nada, vale lembrar que cada corpo é um corpo e passa pelas fases de uma maneira singular, podendo ou não, sentir o que descreveremos abaixo em intensidades diferentes.
Em geral, as maiores flutuações de apetite ocorrem a partir da segunda metade do período menstrual, dividido em fase folicular (que vai do início da menstruação até antes da ovulação) e lútea (logo depois da ovulação e antes do início da menstruação):
- Fase folicular: diminuição da ingestão de alimentos em comparação a fase lútea, uma queda de apetite;
- Fase lútea: ingestão maior de alimentos energéticos e isso tem a ver com os níveis baixos dos hormônios estrogênio e serotonina - daí que vem a preferência por doces e alimentos gordurosos.
É importante destacar que, durante a fase lútea, é comum ter o desenvolvimento de uma compulsão alimentar, por isso devemos sempre ficar alertas com as mudanças do nosso corpo. A principal função da alimentação é fornecer os nutrientes necessários que nosso corpo precisa. Ao enxergar o alimento como um agente emocional, nós colocamos a carga e responsabilidade que apenas esse pedaço de bolo, por exemplo, pode melhorar o dia, e é aí que podemos passar a achar que necessitamos do alimento para uma cura emotiva. 👀
Óbvio, ninguém aqui quer que você pare de apreciar doces, chocolates, enquanto está na TPM - mas é importante entender de onde vem essa necessidade e claro, ter uma alimentação mais consciente. Combinado? 💜
Alimentação x Sintomas
Dores de cabeça, tonturas, irritabilidade e cólicas são alguns dos sintomas que podemos sentir ao longo da TPM. E que tal aprendermos a ter mais qualidade e conseguir passar pelas fases do ciclo de uma maneira mais leve com a comida? Seria um tudo, né? Então já pega o papel e a caneta ou o celular e anota essas diquinhas!🥬
Ah, um lembrete: sempre dê preferência a uma alimentação saudável: mais plantas e brotos e menos alimentos processados, com muito açúcar ou excesso de álcool, cafeína e sal.
- Cólicas e TPM
Dose extra de vitamina D! Salmão, leite, ovos e cogumelos são algumas opções que podem ajudar a diminuir a intensidade de cólicas e sintomas gerais da TPM.
- Xi… tá irritada?
Cálcio, cálcio, cálcio! Leite e derivados, folhas verdes escuras e gergelim. Prevenção de sintomas como: irritabilidade, nervosismo e insônia.
- Dor de cabeça
Magnésio pode te ajudar com isso. Sementes e castanhas, aveia, cereais integrais, peixes e laticínios.
- Xô ansiedade
Vitamina B6 é a sua grande amiga. Carnes, peixe, frango, castanhas, nozes e abacate.
O bem-estar vai além da alimentação
É claro que a alimentação será uma grande aliada nessa jornada, mas ela sozinha não consegue dar conta de tudo! Por isso, lembre-se de manter o corpo ativo, sempre que puder. 🏃♀
Exercícios físicos podem ser combinados ao momento do ciclo que você está passando, assim você consegue conciliar os momentos em que dar tudo de si em um treino é possível versus o momento que uma caminhada de 15 minutos é o máximo de esforço que você consegue em um dia - para entender melhor, leia aqui.
Ao praticar uma atividade física, o corpo libera o hormônio endorfina, inibindo a irritação e o estresse, contribuindo para a sensação de satisfação e de felicidade - além de ter efeito analgésico e diminuir as cólicas.
Não se esqueça…
A compulsão alimentar pode ser um dos sintomas da TDPM (transtorno disfórico pré-menstrual). Por isso, esteja atenta ao seu corpo e procure ajuda caso seja necessário.
E se precisar de uma amiga… a amai está sempre por perto!
Nos vemos na próxima? 💜
Deixe um comentário