Acordei inchada, será que tem a ver com a menstruação?

Acordei inchada, será que tem a ver com a menstruação?

Sabe aquele dia que a gente acorda sentindo um inchaço no corpo? Pode ser nos pés, nas pernas, nas mãos, no rosto ou na barriga, esse inchaço pode ser desconfortável e frustrante. Será que tem a ver com a menstruação? Vamos falar sobre isso hoje e entender algumas das razões pelas quais o corpo incha durante o período menstrual e o que você pode fazer para aliviar esses sintomas incômodos.

Então, se você está procurando maneiras de se sentir mais confortável durante o seu ciclo menstrual, continue lendo!

Como a gente já sabe, todas as alterações que acontecem durante o período menstrual, tem a ver com os hormônios. E com esse inchaço percebido por algumas mulheres, não é diferente.

Para entender de onde vem o inchaço, precisamos prestar atenção nas fases do ciclo menstrual: na fase lútea (última fase do ciclo menstrual, que é quando ovulamos), a alteração do nível de progesterona pode levar o corpo à retenção de líquidos e de sódio.

Para entender melhor cada fase do ciclo menstrual, você pode ler esse post aqui: https://www.amaiwoman.com.br/blogs/blog_amai/entenda-seu-ciclo-menstrual

Depois que acontece a ovulação, o volume de líquido no sangue aumenta, atingindo seu máximo dois dias antes do sangramento da menstruação. E agora está explicado porque quando estamos próximas de menstruar, sentimos o nosso corpo inchar.

É algo normal e algumas mulheres percebem mais do que outras. Mas fique atenta! Se o inchaço for muito intenso e causar dores, pode ser sinal de algum problema maior como lipedema, por exemplo. Como sempre falamos por aqui, é bom consultar sempre com um médico.

Dica da Amai: Como identificar que estou inchada? Aperte seus dedos sobre a panturrilha ou tornozelo. Se ficar uma marquinha no local, é retenção de líquido.

O que podemos fazer para aliviar o inchaço?

E aí, que além dos nossos hormônios trabalharem nos dando esse inchaço de presente,  ainda podemos ficar com vontade de comer coisas que incham ainda mais. Sabe aquela vontade de comer um docinho ou um lanche com bastante carboidrato? São vilões do inchaço!

Entenda melhor a relação entre as fases do seu ciclo e a sua alimentação: https://www.amaiwoman.com.br/blogs/blog_amai/fome-e-desejos-de-cada-fase-do-ciclo-menstrual

Mas fique tranquila! Você pode comer o que quiser, mas tente comer com moderação e também incluir alimentos que dão energia e ajudam a produzir serotonina, como folhas verdes.

Além disso, beber muita água e diminuir o consumo de sal é essencial para ajudar o corpo a liberar o inchaço. Para ajudar, você pode incluir frutas diuréticas ao longo do dia, como abacaxi, limão e melancia.

Se joga nos exercícios

Fazer atividade física é ótimo ao longo do mês inteiro, mas especialmente durante a TPM, ajuda a estimular a circulação sanguínea e a reduzir a retenção de líquidos.

De bônus, o exercício físico também pode ajudar a melhorar o humor, reduzir a ansiedade e o estresse, sintomas comuns da TPM. Mas é importante respeitar seu corpo. Se você não estiver se sentindo disposta, não force a barra! Vá com calma, uma simples caminhada já pode ajudar.

Sabia que você pode sincronizar seu ciclo menstrual com exercícios físicos? Se quiser entender mais sobre isso, a gente te conta melhor aqui: https://www.amaiwoman.com.br/blogs/blog_amai/como-sincronizar-seu-ciclo-menstrual-com-exercicios-fisicos

Esperamos que esse post tenha te ajudado a esclarecer mais sobre o inchaço durante a menstruação. Nos vemos no próximo! Até lá!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados