Como sincronizar seu ciclo menstrual com exercícios físicos?

Como sincronizar seu ciclo menstrual com exercícios físicos?

Tem dia que dá aquela preguicinha chata que não da nem vontade de levantar do sofá. Já outros, bate aquela animação que dá pra se exercitar por duas pessoas! Por aí é assim também?

Já parou para pensar que a nossa disposição enquanto praticamos alguma atividade física pode estar ligada com o ciclo menstrual? Hoje nós vamos te explicar que sim, esses momentos de altos e baixos tem uma explicação biológica e não acontecem por “acaso”. Nós temos diversas influências externas que afetam a nossa prática de exercícios físicos, mas as influências internas existem e elas impactam diretamente em nosso desempenho também.

“E se fosse possível tentar sincronizar os exercícios físicos que pratico com as fases do meu ciclo?” Se esse pensamento passou por aí, continua com a gente - vamos contar melhor! 😊

Para começar: escute seu corpo

Estar menstruada é sinônimo de acolhimento e um ritmo menos acelerado para você? Isso pode acontecer porque seu corpo está passando por uma renovação - não é todo dia que precisamos expelir o endométrio (ufa!) 🩸, então tudo bem desacelerar um pouco - e alguns hormônios ficam mais em baixa. Se seu programa preferido for fazer yoga ou até uma caminhada leve, aproveite o momento para continuar com o corpo ativo e em um ritmo que condiz com o que você sente. 🧘‍♀

É importante que as pessoas que menstruam acolham seus corpos e as mudanças que passam a cada fase do mês - por aqui, vamos falar de sensações e como você pode encaixar exercícios que condizem com o que você sente, mas se quiser entender mais o que acontece com seu ciclo menstrual é só clicar aqui. 😉

Depois da calmaria, um pouco de agito

Brincadeiras à parte, mas é pra dizer que depois que nos acolhemos e reduzimos a velocidade de algumas atividades - incluindo de exercícios físicos - durante a menstruação, chega o momento (pós menstrual em diante) que nosso corpo quer se sentir mais ativo e em mais movimento. Já reparou? 🤔

Logo após a menstruação acabar, o estrogênio começa a dar uma aumentada (ele tende a cair durante o período menstrual) e o desempenho em atividades físicas começa a ganhar força de novo - aproveitando o trocadilho, esse é o momento para os exercícios que exigem mais força física acontecerem. Que tal uma boa corrida, musculação ou treino funcional mais intenso?🏋

Pé no freio: ovulação chegou

No período ovulatório (cerca de 12 dias depois da menstruação), é quando tendemos a ter uma queda na força e na concentração, mas isso não significa que os exercícios físicos precisam ser diminuídos, talvez só pegar leve nas cargas mas manter o ritmo. Além disso, eles contribuem para a liberação de hormônios que promovem tranquilidade e bem-estar 😌 - especialmente quando lembramos que a próxima fase é a da TPM, mas calma que já vamos chegar lá.

Ah, e também é importante lembrar que aqui também é um ótimo momento para você escutar seu corpo. Junto com a vontade de praticar exercícios físicos e manter o corpo em movimento, mesmo que com uma carga de força e/ou intensidade menor, provavelmente você vai sentir maior libido - e nada melhor do que um exercício mais quente sozinha ou acompanhada, não é mesmo?🔥 Aproveita e vem ver como a libido se comporta em cada fase do ciclo clicando aqui.

Ih, cheguei na TPM - e agora?

Essa fase é completamente diferente para cada pessoa que menstrua, podendo trazer diversos sintomas físicos e mentais - das cólicas e dores de cabeça, às irritações e níveis de estresse mais elevados 😒 - vem aqui entender um pouquinho mais. “Tá, amai, e o que os exercícios físicos tem a ver nessa fase?” A resposta é: tudo!

Cuidar do nosso corpo e mente pode ser uma tarefa conjunta - já pensou em fazer uma yoga que trabalhe benefícios no geral? Ou até pilates, caminhada, ou se preferir sair para uma corrida… A questão é que quanto mais cuidamos do nosso corpo e mente, por exemplo com exercícios físicos que contribuem para melhora dos sintomas da TPM e da nossa saúde mental, passar por esses dias poderá ser mais fácil e com maior sensação de bem-estar. 😊

A lição de cada pessoa que menstrua é descobrir qual a melhor forma de lidar com a TPM e como continuar com as atividades físicas nesse período, que acontece cerca de 1 a 2 semanas antes da menstruação. O importante é não desistir dos exercícios físicos (mesmo que dê vontade, a gente entende), mas continuar constante, combinado?

 Lembre-se que o mais importante é estar em conexão com seu corpo em cada fase do ciclo menstrual e que os exercícios físicos são uma ótima maneira de buscar por melhor qualidade de vida - e dá pra combinar com a maneira como nos sentimos, pra ser mais gostoso. 💜 Estamos com você nessa, conte com a gente! 🌟


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