O beabá do seu ciclo menstrual
Assim como as estações, somos cíclicas, e entender como nosso corpo responde a cada fase do ciclo menstrual é uma maneira incrível de autoconhecimento. Sabemos que muitas vezes isso parece confuso, são muitos termos, hormônios e sentimentos que estão envolvidos nisso.
Mas fica tranquila que te vamos te ajudar! Cada fase do nosso ciclo pode nos dar uma grande vantagem de fazer coisas ainda melhores neste período, então por que não aproveitar, não é mesmo? Por isso, preparamos esse conteúdo especial para você se entender melhor e aproveitar todas as potencialidade de cada momento!
Fase folicular: começa no primeiro dia da menstruação (1º dia do ciclo) com o crescimento dos folículos (que englobam os óvulos que serão liberados na próxima fase).
Sinais no seu corpo: cólica, dor de cabeça, fadiga, aumento da frequência de urinar, dor ou sensação de peso na parte inferior do abdômen e na região lombar.
Potencialidades: Maior sensibilidade, instinto aguçado, restauração das energias e cura emocional.
Possíveis desafios: Menor energia vital, sentimento de isolamento e vontade de ficar sozinha.
É um ótimo período para você se centrar em você mesma e apostar na escrita e atividades mais introspectivas. Também é um bom momento para tomar decisões que requeiram um pouco de análise e calma.
Fase ovulatória (período fértil): Nessa fase, o folículo que mais cresceu libera o óvulo do seu interior, que "aguarda" um possível espermatozóide para fecundação
Sinais no seu corpo: dor leve ou desconforto em um dos lados do baixo ventre, aumento da libido e corrimento com aspeto de clara de ovo.
Potencialidades: Maior libido e disposição de criar e mantes relações afetivas, mais energia e vitalidade, amorosidade e estabilidade emocional.
Possíveis desafios: Saber dizer não, impor limites e dificuldade em sustentar decisões difíceis.
É um ótimo período para você apostar em projetos criativos e engravidar, se estiver planejando.
Fase lútea (fase pré-menstrual): O folículo que se rompeu para liberar o óvulo na fase ovulatória passa a se chamar corpo-lúteo, que estimula a progesterona, responsável por aumentar a camada interna do útero que será o local para o óvulo fecundado se instaurar ou se descamará resultando em uma nova menstruação.
Sinais no seu corpo: TPM, dores de cabeça, acne, inchaço, e sensibilidade nos seios.
Potencialidades: Maior criatividade, desejo sexual e percepção da vida.
Possíveis desafios: Manter a energia física, impaciência, impulso, menor capacidade de concentração, memória e muitos pensamentos autocríticos.
É um ótimo período para você liberar todas as suas cargas. Uma boa ideia é expressar os pensamentos e sentimentos, pois isso vai ajudar a reduzir a tensão, sendo uma ótima oportunidade de soltar o que não te beneficia.
Assim como as estações, somos cíclicas, e entender como nosso corpo responde a cada fase do ciclo menstrual é uma maneira incrível de autoconhecimento. Sabemos que muitas vezes isso parece confuso, são muitos termos, hormônios e sentimentos que acabamos nos sentindo confusas. Mas fica tranquila, por isso preparamos esse conteúdo especial para você se entender melhor e aproveitar todos as potencialidade de cada momento!
Deixe um comentário