Será que cólica combina com yoga?🧘‍♀️🤔

colica e yoga

Assim como uma massagem interna, praticar yoga ativa a circulação da região do útero, acessando o sistema reprodutor feminino de forma natural por meio da respiração e movimentação do corpo.

E assim, além de trazer mais bem-estar também diminui as cólicas, e você sabia que não precisa ser praticante para aproveitar todos esses benefícios? Vem com a gente que vamos te contar tudo sobre isso.

Mas, peraí, eu posso fazer yoga menstruada?

Essa é uma dúvida que pode surgir, principalmente sobre aquelas posições em que o corpo fica invertido. E antes de respondê-la, é legal entender que essa hesitação surge nas culturas antigas, onde o ciclo menstrual feminino era visto como algo sagrado e um momento em que a mulher deveria se recolher para se conectar com a essência feminina.

E por esse motivo, desde então, algumas pessoas ainda acreditam que não seja um momento adequado para nenhuma prática de exercícios ou atividades em excesso. Porém, ao contrário desse pensamento, o yoga tem se mostrado um grande aliado nesse momento também, tanto para as cólicas, como citaremos abaixo, quanto para aliviar os sintomas que podem surgir durante o período pré-menstrual.

Confira 3 posições fáceis de yoga para cólica:

Além dos inúmeros benefícios como: fortalecer a musculatura, melhorar a concentração, ajudar no controle da ansiedade e prevenir a insônia, certas posições também são muito indicadas para desconfortos abdominais durante o período menstrual. E para te ajudar, listamos 5 das principais para esse período do ciclo:

Cachorro Olhando para Baixo (Adho Mukha Svanasana):

Comece na posição de prancha. Sem mover as mãos, suba o quadril, formando um “V” invertido com a coluna. Lembre-se de deixar os pés no chão e relaxar a cabeça entre os ombros. 

Postura da Esfinge (Ardha Bhujangasana): 

Deite de bruços, e faça força na região do útero. Mantenha as palmas das mão no chão. “Isso melhora o funcionamento dos ovários”.

Postura da Criança (Balasana):

Sente-se sobre os calcanhares e os joelhos. Leve o peito às coxas e a testa ao chão. Estenda os braços à frente ou coloque-os para trás (como preferir).

“Essa postura de yoga é muito agradável e mantém o abdômen 
aquecido, diminuindo as tensões".

 

Lembrando que é recomendável evitar práticas muitos intensas, inversões muito longas e flexões para trás intensas. Ou seja, nada em exagero, assim como tudo rs

E você também vai se sentir melhor ainda se permitindo relaxar completamente em cada postura, deixando o abdômen solto e direcionando a respiração para as regiões da barriga, cabeça e pernas.

E um passo-a-passo de como fazê-las:

1- Encontre um lugar tranquilo,

2- Escolha um mantra ou uma música que te relaxe,

3- Permaneça em cada posição de 5 a 8 respirações (ou quanto seu corpo permitir).

4- Sinta o alívio da cólica, da dor de cabeça e do estresse. :)


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados