Principais causas para o sangue fora do período menstrual

sangue fora do período menstrual

Vida que segue e, do nada, algo estranho: sangue fora do período menstrual. Muito provavelmente, você também já foi pega de surpresa por essa situação. O chamado sangramento de escape é bem comum e, em geral, não é motivo para grandes preocupações. No entanto, é sempre legal entender mais sobre como funciona o nosso corpo e saber em quais sinais devemos ficar de olho, não é? 

Estou com um pouco de sangramento. O que pode ser? 🩸

Quando a dúvida é “o que pode ser sangramento fora do período menstrual'', geralmente a resposta é o sangramento de escape, também conhecido como spotting. Estamos falando daquele pequeno fluxo entre um ciclo e outro que normalmente dura até dois dias.

Esse tipo de sangramento fora do período menstrual com cólica levinha é considerado normal principalmente quando acontece após algum tipo de exame ginecológico ou mudança de método contraceptivo, por exemplo, não indicando nenhum problema de saúde. Porém, ele pode ser sintoma de diversas outras coisas, de gravidez à pré-menopausa.


Por que estou sangrando fora do período menstrual? 🔎

A seguir, listamos alguns motivos diversos, geralmente temporários,  para você reconhecer e ficar de olho: 

  • Desequilíbrio hormonal – caso os hormônios que regulam o seu ciclo menstrual apresentem algum tipo de desequilíbrio, pode rolar esse sangramento bem característico. Isso acontece tanto por ovário policístico, algum problema no funcionamento da glândula tireóide ou até mesmo graças ao uso de anticoncepcional de forma desregulada. 
  • Estresse – está todo mundo cansado de saber que o estresse e outras alterações psicológicas têm efeito direto no funcionamento do organismo, não é? Mas o que muita gente desconhece é que preocupação excessiva pode afetar até mesmo a menstruação. A explicação é que a saúde mental tem tudinho a ver com os hormônios, já que ambos têm origem na mesma região do cérebro. Além de comer direitinho, ter um sono de qualidade e fazer seus check ups, cuidar da mente também é super relevante pra sua saúde reprodutiva. Outro ponto de atenção é o estresse físico, aquele gerado por atividades físicas intensas, por distúrbios alimentares ou carências nutricionais. Nesse caso também é possível que haja alteração no ciclo. 
  • Pílula anticoncepcional - também rola sangramento fora do período menstrual tomando anticoncepcional. Principalmente, se você esqueceu de tomar direitinho e furou alguns dias. Seu organismo é inteligente e rapidamente pode perceber que aconteceu uma interrupção na chegada dos hormônios, gerando o escape. Nesse caso, voltando a tomar seu medicamento direitinho, o ciclo voltará ao normal, viu? 
  • Menstruação pós gravidez - ainda falando em alterações hormonais, a gravidez é a rainha delas. Como o corpo precisa operar de maneira diferente, é bem comum que algumas mulheres menstruem no período pós parto, pois o corpo ainda está “confuso”. 
  • Gestação  – sangramento fora do período menstrual pode ser gravidez ou alguma complicação na gestação. Problemas como aborto espontâneo e gravidez ectópica também podem gerar sangramentos. 

Elencamos também algumas possíveis doenças para as quais se deve buscar ajuda profissional e que também podem gerar sangramento: 

  • Endometriose – ela acontece quando as células presentes no endométrio (o tecido que reveste o útero e é liberado na menstruação) ficam presas fora do útero. A irregularidade durante o ciclo, inclusive com esses escapes, também pode ser um sintoma. Entenda mais sobre endometriose lendo nosso post completo. 
  • SOP - também conhecido como Síndrome do Ovário Policístico, esse distúrbio provoca alteração dos níveis hormonais, favorecendo o surgimento de cistos nos ovários. Além de causar menstruação irregular, a condição é geralmente acompanhada de alterações no humor, pele oleosa, acne e até mesmo ganho de peso. 
  • Miomas uterinossangramento fora do período menstrual com coágulos pode indicar a presença desses tumores benignos que se foram no útero. Esse quadro é bem comum em mulheres que já engravidaram anteriormente. 
  • Infecção – os escapes, em alguns casos, estão relacionados a algum tipo de infecção nos órgãos reprodutivos. A causa para isso incluem vaginite (inflamação na vagina), doença inflamatória pélvica (inflamação dos órgãos reprodutivos femininos) e até mesmo algumas doenças sexualmente transmissíveis. 
  • Exames ginecológicos – embora o profissional tome todos os cuidados, alguns procedimentos podem causar pequenos sangramentos, seja imediatamente ou algum tempo depois. Isso não costuma trazer maiores complicações, mas é sempre importante que o seu médico te oriente sobre os sintomas e aquilo que foge do normal. Na dúvida, vale uma reconsulta, certo? 
  • Pólipos uterinos: resumindo, nada mais é que crescimento excessivo de células parede do útero, levando à formação de pequenas bolinhas, semelhantes a cistos. Eles são mais comuns em pessoas na menopausa, mas podem ocorrer em mulheres mais jovens. Além do sangramento, podem causar alterações no ciclo menstrual e dificuldade de engravidar. 
  • Sangramento fora do período menstrual marrom: o corrimento marrom geralmente é causado pelo escape de uma quantidade muito pequena de sangue. Em casos mais raros, está ligado a problemas hematológicos (do sangue e coagulação). Por isso, deve ser investigado, principalmente se for algo frequente. 
  • Câncer de colo de útero:  um dos seus sintomas é o surgimento de sangramentos vaginais sem motivo aparente. Mas dificilmente esse sintoma vem isolado, pois costuma estar acompanhado de dores na região pélvica ou abdominal, desconforto durante as relações sexuais e um corrimento com odor desagradável. 

Como tratar sangramento fora do período menstrual? 🤔

Pequenos escapes são normais e até esperados ao longo da vida de quem menstrua. Mas é sempre importante fazer avaliações com seu ginecologista, além dos acompanhamentos rotineiros. É o seu gineco que vai fazer a melhor avaliação e solicitar os exames para obter um diagnóstico mais preciso, dando a atenção e o tratamento que o seu corpo merece.


Fique atenta aos sinais do seu corpo ✨

Aliás, existem alguns indícios que devem ser observados com mais atenção quando há esses sangramentos inesperados: 

  • Caso dure por mais três dias ou se repita por ciclos menstruais consecutivos;
  • Caso o sangramento ocorra logo após a relação sexual;
  • Caso haja volume muito maior que o seu padrão regular;
  • Caso os sangramentos ocorram durante a menopausa; 

Além dos sinais acima, qualquer desconforto, sintoma ou alteração deve ser avaliada por um profissional de saúde. 

Vale também lembrar que não se deve esperar algum problema para visitar o médico, não é? A principal forma de prevenção do câncer de colo do útero e diversas outras doenças é fazendo consultas e exames regulares, como o Papanicolau. 

Além dos check ups, vale contar com produtos pensados para o seu bem-estar e saúde ginecológica. No caso dos sangramentos, você pode evitar desconfortos e surpresas desagradáveis tendo sempre um bom protetor diário com você. E quando o assunto é autocuidado durante a sua menstruação, conte com a amai! Oferecemos produtos com tecnologia para te entregar cuidado, saúde e conforto. 💜


1 comentário


  • Gilda

    Gostei do conteúdo… Encontrei o meu problema!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados