Minha menstruação é irregular, posso ter SOP? 😬
Você já deu um Google para entender mais sobre a sua menstruação irregular ou suas cólicas e ele já te "respondeu" dizendo que a causa pode ser a famosa SOP (Síndrome do Ovário Policístico)?
Pois calma, se você chegou até aqui preocupada com a SOP, a gente vai te ajudar com algumas informações essenciais, e, já te adiantamos que, caso você tenha mesmo, está tudo bem e tem tratamento!
Mas antes, o que é SOP?
Síndrome do Ovário Policístico é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, formando cistos nos ovários (por isso o nome, poli: vários e cístico: cistos).
Ovário policístico e cisto no ovário, apesar dos nomes parecidos, são coisas diferentes, e para não confundir:
Os cistos no ovário são mais comuns do que se imagina, já que naturalmente o ovário produz pequenos microcistos durante a ovulação. Por isso, é natural que tenhamos cistos ovarianos no período reprodutivo.
Isso se torna um problema quando eles são consequência de um distúrbio na produção dos hormônios sexuais e quando existe um aumento anormal no volume ovariano. Nesse caso, pode ser constatada a SOP.
Ou seja, apenas ter cistos nos ovários não quer dizer que você tenha ovário policístico, já que a síndrome que merece maior atenção é uma combinação dos cistos com diversos outros sintomas característicos da doença.
E quais são os sintomas?
- Menstruação irregular,
- Aumento de pelos no rosto,
- Ganho de peso,
- Pele oleosa e acne,
- Queda de cabelo,
- Instabilidade emocional.
Existe tratamento?
Sim! Esse tratamento se trata de uma mudança de estilo de vida (perda de peso) e uso de medicações para controle dos sintomas e comorbidades associadas com o aumento da resistência insulínica, colesterol alto, obesidade e infertilidade.
Está provado que a perda de peso traz benefícios não só em nível endócrino, mas também na diminuição dos níveis de testosterona, na melhora das ligações de hormônios sexuais (SHBG) e a normalização dos períodos menstruais. Além de melhoras metabólicas, pela diminuição da resistência à insulina e de alterações nos níveis de colesterol, tendo grande efeito na qualidade de vida.
E como um(a) médica(o) pode me dar o diagnóstico?
Para saber se você tem SOP, o médico irá investigar se você tem pelo menos 2 dos 3 principais sinais mais comuns para a doença. São eles:
- oligoamenorreia (menstruação pouca ou ausente)
- hiperandrogenismo (aumento dos hormônios masculinos, seja evidenciado por dosagem sanguínea aumentada ou pelas manifestações clinica deles: acne e aumento de pelos)
- policistose ovariana (presença de vários cistos nos ovários).
Lembrando que antes de fechar o diagnóstico para SOP, outras doenças com sinais parecidos com o hiperandrogenismo devem ser excluídas.
Ou seja, se sua menstruação é irregular ou você tem muita cólica, esses são apenas alguns dos sintomas para SOP, e, o que não necessariamente significa que você tem a doença. E caso tenha, fique tranquila!
Como dissemos lá em cima, tem tratamento! Por isso, fique atenta aos sintomas e procure um(a) gineco para um diagnóstico seguro e tratamento correto.
Deixe um comentário