Como seu ciclo menstrual pode mudar depois do parto

Como seu ciclo menstrual pode mudar depois do parto

Como seu ciclo menstrual pode mudar depois do parto

Você já parou pra pensar o quanto nosso corpo pode mudar durante o período gestacional? Todas essas mudanças vão acontecendo de forma progressiva - espinhas, aumento de pelos, queda de cabelo, marcas de estrias e seios inchados, são apenas algumas das várias maneiras que o corpo de cada gestante se transforma ao longo dos 9 meses e no pós-parto.

É importante frisar que essas mudanças fazem parte de uma nova fase de vida e são comuns, então fique tranquila! Uma das alterações após o período de gestação é o ciclo menstrual, e que tal nós te contarmos as influências que acarretam nessa transição?

Menstruação pós-parto - quando esperar que aconteça?

Vamos à primeira parte: grávidas não menstruam, por isso, durante os meses de gestação, nada de cólicas, TPM ou sangramentos relacionados ao ciclo menstrual. Isso até o pós-parto, que é quando se tem o lóquio - sangramento durante o puerpério, composto por sangue, muco e restos de tecido do útero. Falando assim pode até dar um friozinho na barriga, mas saiba que é super normal e é um processo natural do seu corpo no pós-parto. Ele dura em média 5 semanas, mas vai variar de pessoa pra pessoa.

Já a primeira menstruação após o parto, vai depender se a mulher está ou não amamentando. Durante a amamentação é liberado o hormônio prolactina (responsável por produzir o leite materno) que inibe a ovulação, ou seja, a lactante não irá menstruar. Por isso, as que amamentam diariamente, o primeiro ciclo pode acontecer após 6 meses, já aquelas que não amamentam, a menstruação pode acontecer em até 8 semanas depois do parto.

Durante a fase do puerpério, o seu corpo está organizando a casa aos poucos, afinal, ele está passando por uma revolução hormonal. Por isso, existe a possibilidade de menstruação logo nos primeiros meses, mesmo se ainda a amamentação fizer parte da rotina, já que cada mulher passa por uma alteração hormonal diferente.

Nosso conselho pra você: não se preocupe caso a sua menstruação chegue logo nos primeiros meses ou se ela demorar um pouquinho a mais. Não existe uma regra geral e sim uma estimativa!

O primeiro ciclo menstrual pós-parto vai depender da amamentação e das alterações hormonais de pessoa pra pessoa. Os tempos mais comuns são: até 3 meses pós-parto - quando não existe amamentação, perto dos 6 meses - quando a amamentação é exclusiva e até 4 meses - quando a amamentação é alternada com mamadeira.

Como já dissemos, não existe um padrão quando o assunto é “primeiro ciclo”, e por isso você deve adotar um método contraceptivo durante essa fase, assim você não corre o risco de uma nova gravidez. A ideia de que a pessoa que amamenta não é fértil é errada e devemos frisar isso aqui! A amamentação é cerca de 98% efetiva como forma de controle de natalidade e uma gravidez após o parto pode gerar riscos tanto para a mulher quanto para o feto.

E quanto ao fluxo e ciclo menstrual?

A dúvida comum de muitas mulheres é se vão sofrer alterações após a gestação. Bem, os especialistas apontam que pode existir sim uma alteração e você não irá menstruar da mesma forma que estava acostumada, pelo menos por um tempo, até tudo se regularizar.

Os primeiros ciclos depois do parto podem ser irregulares, o fluxo de sangue pode aumentar ou diminuir, o período pode ser maior do que antes, além da alteração na cor. Existem vários motivos que podem colaborar com essa mudança, como: estresse e fadiga, que influenciam (e muito!) na nossa menstruação, flutuações de peso, que são bem comuns nesse período, impactando diretamente a produção de estrogênio, já que as células de gordura e os ovários são quem comandam na produção desse hormônio e por último, noites de sono irregulares, o que faz parte da rotina nos primeiros meses com um bebê em casa 🆘

A dica é: observe a sua menstruação! É importante que você acompanhe de perto e atentamente quais são as mudanças pelas quais seu corpo está passando. Faça anotações sobre a duração do seu ciclo, fluxo, cor, textura e sintomas da TPM e se questione “como você tem se comportado durante as 4 fases das suas primeiras menstruações?”, caso tenha qualquer dúvida, aconselhamos que consulte seu ginecologista.

Mudanças são normais! Esteja preparada para elas e saiba que aos poucos, tudo vira parte da rotina de novo ✨

E não se esqueça: para a sua primeira menstruação pós gravidez, conte com a gente! A amai trabalha com tecnologia e gentileza a favor do corpo e meio ambiente com foco na sua saúde e conforto 💜


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados