Meu fluxo intenso é normal?

Meu fluxo intenso é normal?

Uma cólica de leve, uma manchinha tímida na calcinha indicando a menstruação chegando e, de repente: pá! Fluxo intenso! Mas será que é só fluxo intenso mesmo?

Às vezes aceitamos nosso fluxo, nossas cólicas e os desconfortos de sangrar demais como se fosse normal. Mas a verdade é que se te faz mal, não é normal. E é aí que entra o SUA (sangramento uterino anormal), muito confundido com o fluxo intenso, mas que merece a sua atenção!

E para falarmos sobre isso, conversamos com a Dra. Ana Carola Delazia, ginecologista e obstetra, que nos explicou que essa condição afeta até 40% das mulheres em alguma fase da vida, além de ser a causa mais comum de anemia ferropriva em mulheres durante o período reprodutivo. Mas vamos com calma, para começar:

O que é SUA?

SUA é a perda sanguínea anormal do trato genital, definida como perda menstrual excessiva e caracterizada por alteração na quantidade ou volume da menstruação e/ou na duração ou frequência da menstruação, resultando em repercussões físicas, emocionais, sociais, materiais e na qualidade de vida das mulheres.

E quais são os sintomas?

Os sintomas da SUA, claro, são associados ao sangramento, que pode diferir da menstruação normal das seguintes formas:

  • Costuma ser mais frequente (intervalo de menos de 21 dias – polimenorreia)
  • Normalmente, é frequente e irregular entre as menstruações (metrorragia)
  • Pode envolver mais perda de sangue (perda de mais de 90 ml de sangue ou menstruação que dura mais de sete dias), mas ocorre em intervalos regulares (menorragia)
  • Pode envolver mais perda de sangue e ser frequente e irregular entre as menstruações (menometrorragia)

Importante lembrar que cada corpo é um corpo, por isso os sintomas podem ser diferentes entre as pessoas que têm Sangramento Uterino anormal.

Fluxo intenso x SUA

O ciclo menstrual normal é considerado aquele com intervalo de 24 a 38 dias, volume de 5 a 80 mL e duração de 3 a 8 dias. Na prática, o volume de sangramento é difícil de ser mensurado, mas deve-se levar em conta o impacto do sangramento sobre a rotina da mulher e sinais e sintomas de repercussões sistêmicas da perda (anemia com ou sem repercussões por perda volêmica aguda) devem ser avaliados pelo seu médico.

Como saber se tenho SUA?

E para te ajudar, elaboramos algumas perguntas que podem indicar se você tem um caso de SUA ou não.

Caso tenha respondido “sim” para algumas dessas perguntas, converse com seu ginecologista, pois somente ele poderá avaliar o caso e orientar quanto ao melhor tratamento.

Informação é poder 🙂


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados