É depressão mesmo ou sintomas do meu ciclo?

É depressão mesmo ou sintomas do meu ciclo?

A gente já sabe que alguns dias antes de menstruar, algumas mudanças acontecem no nosso corpo e isso pode causar alguns sintomas: irritabilidade, ansiedade, fadiga, alterações de humor e, em alguns casos, sintomas depressivos. Só que quando esses sintomas são muito mais intensos e começam a atrapalhar a sua vida social e a sua rotina, são conhecidos como Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM). Você já ouviu falar? 🤔

Infelizmente a TDPM ainda não é tão falada e discutida e algumas pessoas não conseguem identificar ou compreender o porquê de terem sintomas de TPM tão fortes. Sem conhecer mais sobre o assunto, quem sofre com isso acaba não procurando tratamento e passando mensalmente pelos sintomas da TDPM.

Tá, mas o que é TDPM? 😵

O transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) é considerado uma forma mais grave e intensa da TPM. Esse transtorno é classificado como depressivo e atinge de 3 a 8% das mulheres em idade reprodutiva. Mulheres que sofrem com a TDPM apresentam os mesmos sintomas físicos e emocionais da tensão pré-menstrual, mas de uma maneira bem mais intensa. Mas e como saber a diferença com a TPM? A gente já te explica!

Quais são os sintomas da TDPM? 🤔

Apesar dos sintomas serem parecidos com a TPM, quem sofre com TDPM costuma apresentar mais alterações emocionais, olha só os sintomas:

  • humor deprimido
  • irritabilidade
  • ansiedade
  • dificuldade em se concentrar
  • falta de interesse
  • pensamentos autodepreciativos
  • instabilidade emocional
  • fadiga
  • dor de cabeça
  • inchaço no corpo
  • insônia

Por que isso acontece? 😱

Pode ser por influência genética, aspectos biológicos, influências do ambiente em que vivemos e desequilíbrios químicos no cérebro. Temos estudos que dizem que a serotonina é o elemento mais importante e decisivo quando falamos de TDPM.

Isso porque a interferência de hormônios reprodutivos ou uma alteração na atividade dos receptores cerebrais de neurotransmissão podem ser os responsáveis por baixar a serotonina durante os últimos dez dias do ciclo menstrual, causando tantos sintomas em quem sofre com essa condição.

Para ficar de olho 👀

Vale dizer aqui que tanto os sintomas da TPM quanto os do TDPM vão mudando durante as fases da vida. Na fase da adolescência, a cólica, a dor de cabeça e outros sintomas físicos são mais comuns. Para quem passou dos 30 ou 40 anos, esses sintomas emocionais e psicológicos pode aumentar bastante.

Como resolver? 🩹

A TDPM pode ser diagnosticada. Para isso, é preciso procurar um médico que irá fazer um acompanhamento: quando os sintomas se repetem por cerca de três ciclos menstruais seguidos, o médico irá avaliar o diagnóstico e prescrever um tratamento de acordo com cada caso.

Imagina passar por isso todos os meses, atrapalhando toda a sua rotina e a sua vida? Horrível só de imaginar, né? Então não pense que é frescura! Se você sente os sintomas que te contamos nesse texto, procure um médico para entender o que está acontecendo e encontrar a melhor saída para isso, tá bem? 💜

Nos vemos no próximo blog!

Você também pode gostar de ler:

Absorvente suave x absorvente convencional. O que é melhor?

Absorvente de algodão: conheça todos os benefícios

Bem-estar da vulva: porque cuidar da vulva é um prazer moderno

Como construir um novo hábito?


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados