Como construir um novo hábito?

criar novos hábitos

2023 já começou e esse clima de início de ano renova a energia e a vontade de atingirmos metas e objetivos que provavelmente foram feitos em dezembro, ou estão para serem feitos agora no primeiro mês do ano, né? Por aqui, a lista do que queremos fazer e realizar esse ano é baseada grande parte em uma mudança de hábito, como: ser mais saudável, ler mais, passar mais tempo meditando, evoluir na Yoga e fazer pelo menos 30 minutos de exercício físico diariamente.

Tudo isso é lindo de se escrever no papel, e seria tão fácil se tudo acontecesse naturalmente, sem precisarmos mudar qualquer coisa - mas a realidade, exige uma boa dose de esforço, constante, para que um novo hábito seja criado. Quer saber mais? Então fica com a gente nesse post! 💜

Metas & Frustrações - já vimos essa história antes.

Você é a pessoa que ano após ano, renova a listinha de metas e no final, até esquece que ela existe? Ou até começa o mês de Janeiro com empolgação, mas sente que aos poucos, tudo acaba sendo drenado pelo ralo? Fica fria, isso acontece mesmo. Se o sentimento de frustração acaba batendo aí, quando você olha pra trás e vê que não conquistou muitas das coisas que queria, que tal tornar esse processo mais leve para você?

O primeiro passo é refletir naquilo que vale a pena e cabe dentro do contexto que vivemos e da nossa rotina - por exemplo, talvez começar a correr uma maratona (são 42 quilômetros), treinando durante o próximo ano, mas sabendo que dentro da rotina atual, você só poderia dedicar 30 minutos e 3 vezes na semana para a prática e treino, parece que a conta não fecha ou que vai ser muito difícil chegar lá, não é? Mas calma, dá para fazer diferente!

Que tal começar com algo mais palpável à sua realidade? Se hoje você corre poucos quilômetros e não consegue dedicar tanto tempo para o treino, então por que não colocar como meta o dobro de quilometragem ou então aumentar 1 dia de treino na semana? 🤔

Concorda que parece ser mais simples e o processo para chegar na meta será mais tranquilo? Não importa o quão grandiosa seja a sua meta, pequenos passos são fundamentais para o seu desenvolvimento e, no final, isso será ainda mais motivação para aumentar e melhorar seus resultados. 😉

E para criar um novo hábito, como faz?

Primeiro de tudo, é importante dizer que, um hábito se cria através de um comportamento que se repete em nossa rotina - fato! Pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) fizeram importantes descobertas sobre os hábitos - dica para quem gosta de leituras, o livro O Poder do Hábito é mais profundo na questão de criar hábitos e irá te dar todas as informações possíveis para você aplicar em sua vida, por aqui apenas resumimos os pontos-chave.

Essas descobertas são:

  • Deixa ou gatilho: que é a motivação que atua como incentivadora de uma ação;
  • Rotina: é, literalmente, essa ação praticada várias vezes e que busca uma recompensa;
  • Recompensa: a gratificação que é recebida logo após a ação e, ao longo do tempo, colabora para que o nosso cérebro sinta vontade de repetir a ação, esperando pelo mesmo resultado (a recompensa!).

Ficou fácil de entender? Para conseguir colocar em prática a criação de bons hábitos e substituir aqueles que não são tão bons assim, comece refletindo sobre o seu dia a dia! Entenda o que te motiva a fazer X ação e qual é a recompensa nisso - veja um exemplo:

A ação de comer alimentos com muito açúcar em excesso, pode estar sendo motivada por ansiedade e traz a sensação de bem-estar rápida e momentânea. Já praticar yoga (uma nova ação) também pode diminuir os efeitos da ansiedade e a recompensa será a liberação de endorfina, que prolonga a sensação de bem-estar (a mesma recompensa). Deu para entender como um hábito pode substituir o outro, trazendo mais benefícios para a sua vida? 😅

E como eu consigo chegar lá?

Tá precisando de uma dose extra de incentivos ou coragem por aí? Deixa que te ajudamos, nós pensamos em como podemos traçar nosso plano de mudanças de hábitos partindo do dia de hoje, veja só:

  • Buscando inspirações, como influencers que seguimos no Instagram e Tik Tok, até os amigos mais próximos;
  • Observando hábitos que gostaríamos de mudar e traçando uma rota para obter a mesma recompensa (veja nosso exemplo acima!);
  • Conversando com as pessoas que hoje possuem os hábitos que gostaríamos de ter e descobrindo qual foi a trajetória deles - conhecimento compartilhado sempre é bem-vindo.

Um lembrete importante é: podemos não ter exatamente os mesmos resultados que as pessoas em que nos inspiramos ou conversamos, afinal, cada um segue o próprio ritmo, mas entender quais foram os caminhos para chegar naquilo que almejamos, pode ajudar a enxergar com mais claridade quais podem ser os próximos passos.

Papo de rotina

Como já te contamos por aqui, o hábito é criado a partir de uma rotina, e para isso, é preciso construir uma que seja favorável, saudável e leve de acordo com nosso estilo de vida.

Para uma rotina que contribua com o desenvolvimento pessoal, podemos criar alguns rituais e práticas diárias, como: tempo de qualidade com pessoas de grande afeto, momento de meditação para acalmar a mente e corpo, leitura - também te ajuda a se sentir mais criativa e culta!🤓 Ah, uma outra ideia também é o hábito de escrever o que sente, como foi o dia e objetivos, faz você materializar seus pensamentos e sentimentos, o que pode te ajudar muito com autoconhecimento, processos de cura e visualização plena do que você espera para sua vida! É importante sempre, de alguma forma, visualizarmos nossas metas e trazê-las cada vez mais perto para a nossa realidade.

Baby Steps 👣Lembre-se que mudanças exigem tempo e resultados não aparecem do dia para a noite! Grandes evoluções exigem tempo, por isso, pequenos passos contam (e muito) para que você chegue até lá! Que tal começar a celebrar mais as suas pequenas vitórias diárias? Temos certeza que isso te manterá motivada para continuar seguindo!

Vamos juntas? Até a próxima 💜

Quer ver mais?


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados