Menstruar é "coisa de mulher"?

Menstruar é

Você já deve ter visto por aí o termo "pessoas que menstruam”.

Quando falamos de "pessoas", falamos não só das mulheres, mas sim, literalmente, de todas as pessoas menstruantes, certo? Então será que esse uso faz sentido?

A verdade é que faz sentido sim! Pois menstruar vai além dos gêneros e diz respeito apenas ao sexo biológico. Ou seja, qualquer pessoa com útero e vagina menstruam, independente do gênero que a pessoa se identifique (exceto quem usa métodos para interromper o fluxo, claro).

Mas como assim?

Se pararmos para pensar, nem toda mulher menstrua e existem sim homens que menstruam. Sendo alguns exemplos: homens trans, intersexuais, queer ou os que se identificam com o uso de termos, como não-binários.

No Brasil existem 4 milhões de pessoas trans e não binárias, o que representa 1,9% da população brasileira, de acordo com estudo da Unesp, de 2020. Na pesquisa, o termo transgênero descreveu “pessoas que se identificam com um gênero incongruente ou diferente daquele que lhes foi atribuído no nascimento”, conforme explicação da Universidade.

Aqui vale citar que um homem trans não menstruaria caso tivesse feito a cirurgia de redesignação sexual ou fizesse uso de hormônios como a testosterona, por exemplo, que pode inibir o fluxo logo na primeira dose.

Por isso, dizer "pessoas" ao invés de "mulheres", é uma questão de inclusão de todos que menstruam e merecem respeito da mesma maneira.🙌

E as pessoas que escolhem não menstruar?

Deixar de menstruar, é uma escolha e não uma característica fixa de pessoas de nenhum gênero. Já que mulheres cis e heterossexuais, também podem ser adeptas a interrupção da menstruação de diversas maneiras. Sendo o DIU, a laqueadura ou o uso de anticoncepcional contínuo alguns dos recursos possíveis para interromper o fluxo menstrual.

Portanto, podemos dizer que nem toda mulher menstrua, porém, toda pessoa com útero pode menstruar — incluindo os homens.

Transexualidade, heterosexualidade, cisgeneridade… são tantos nomes que ainda te deixam um pouco confusa? Fica tranquila que estamos todos os dias aprendendo por aqui também!

Por isso preparamos um conteúdo sobre essa questão de gêneros no nosso Instagram, para o dia Internacional da Visibilidade Trans, vem ver💜 ele pode te ajudar


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados