Afinal de contas, pode doar sangue menstruada? Entenda!

Afinal de contas, pode doar sangue menstruada? Entenda!

Doar sangue salva vidas, é um gesto nobre e não custa nada, né? Aliás, pode até render um dia de folga 💜 Mas apesar de ser uma ação simples, ainda gera muita dúvida. Afinal, pode doar sangue menstruada? Mulheres têm chance de desenvolver algum problema nesse caso? Vem com a gente que explicamos tudinho!

A boa notícia é que, apesar de muitas pessoas acreditarem que doar sangue durante o período menstrual pode aumentar as chances de anemia, isso não é verdade. De acordo com o Ministério da Saúde, a menstruação não é uma contraindicação para a doação de sangue, viu?

Aliás, é importante ressaltar que as mulheres ainda estão atrás dos homens em número de doações realizadas. De acordo com o Boletim de Produção Hemoterápica do Brasil realizado pela Anvisa em 2019, a maioria dos doadores é do sexo masculino (59,7%). Um dos motivos que ajuda a explicar isso é justamente o medo de doar sangue durante o período menstrual.

Outro mito comum é a ideia de que quem doa sangue uma vez tem que doar sempre. Na verdade, a doação de sangue é uma escolha voluntária e não há obrigatoriedade em doar novamente. Apesar de que você pode fazer isso de maneira recorrente, respeitando os cuidados com a sua saúde.

Afinal, quem pode doar sangue? 🩸

É muito comum que as mulheres tenham dúvidas sobre a doação de sangue, mas como já explicamos,  pode tirar sangue menstruada sem medo de ser feliz!

“Tô decidida a doar, mas será que eu posso mesmo? 🤔”. Bom, o Ministério da Saúde orienta que não há problemas, desde que a mulher esteja se sentindo bem e não apresente nenhum sintoma que possa comprometer a sua saúde ou a qualidade do sangue doado.

Para explicar tudo tintim por tintim, elencamos a seguir dúvidas e mitos sobre a doação de sangue. Bora lá!

  • A doação pode aumentar o fluxo menstrual: Não há evidências científicas que comprovem essa relação. A doação de sangue não interfere na produção de hormônios femininos e não deve afetar o ciclo menstrual.
  • A doação pode causar anemia: O volume de sangue doado é pequeno e é rapidamente reposto pelo organismo, sem comprometer a saúde da doadora.

Mas e quais as regras pra poder doar? Anota aí:

  • Ter entre 18 e 69 anos (menores de idade acima de 16 anos, podem doar, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis);
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde e bem alimentado;
  • Não ter tido gripe, sintomas de gripe ou febre nos últimos 15 dias;
  • Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses;
  • Não ter feito uso de drogas injetáveis;
  • Não ter sido exposto a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses;

Se você está menstruada (ou não!) e deseja fazer a doação de sangue, é importante que você se sinta bem e não apresente nenhum sintoma que possa comprometer a sua saúde. Se você tiver dúvidas sobre a sua capacidade de doar sangue, é recomendado consultar um médico antes da doação ou o órgão responsável aí na sua cidade.

Quantos dias após menstruar pode doar sangue?

“Quantos dias depois da menstruação eu posso doar sangue” é uma das dúvidas mais recorrentes sobre o assunto, mas como não há uma relação entre uma coisa e outra, você pode retirar sangue a qualquer momento do seu período menstrual, sem susto, neuras ou riscos.

Para se ter uma ideia, a perda sanguínea por ciclo é de, em média, de 30 a 80 ml. Menos que uma xícara de café, sabe? Já a quantidade máxima retirada numa doação é de 450ml. Uma pessoa adulta tem aproximadamente 5 litros de sangue. Ou seja, não é a perda de sangue da menstruação que vai te incapacitar.

Pode doar sangue tomando anticoncepcional?

É bacana esclarecer que é permitido que mulheres que estejam usando anticoncepcionais, dispositivos intrauterinos (DIU), em tratamento com estrogênio ou progesterona, ou que estejam amamentando podem doar sangue, desde que já tenham passado 90 dias após o parto.

Se você quer saber se pode doar sangue tomando remédio, a resposta é “depende”. Vale informar sobre o uso de medicamentos antes da doação, e cada caso é analisado individualmente. Fique à vontade para entrar em contato com a instituição que irá receber a doação se precisar de mais informações.

O que impede a doação de sangue?

As doações de sangue são muito necessárias para salvar vidas, mas é preciso garantir a segurança do doador e do receptor também. Por isso, existem algumas restrições e cuidados que devem ser observados com atenção. 🔎

De acordo com o Ministério da Saúde, algumas pessoas estão impedidas de doar sangue, como aquelas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, apresentam evidências clínicas ou laboratoriais de doenças sexualmente transmissíveis, como Aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II, além de doença de Chagas, malária ou ser usuário de drogas ilícitas injetáveis.

Também não pode doar sangue gripado, nem com febre, resfriado e diarreia. Além disso, é muito importante ter um intervalo razoável entre as doações. Homens devem esperar 60 dias para realizar uma nova doação, com um máximo de 4 doações no período de um ano. Já as mulheres precisam respeitar um intervalo de 90 dias, com um máximo de 3 doações em 12 meses.

Outra dúvida comum é se quem teve covid pode doar sangue. Segundo o Pró sangue de São Paulo, pessoas com diagnóstico ou suspeita de coronavírus estão aptos a doar 10 dias depois da recuperação total.

Se você está em dúvida sobre a sua elegibilidade para doação de sangue, basta entrar em contato com um hemocentro ou serviço de doação de sangue e obter todas as informações.

Lembre-se de que doar sangue pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas e é um gesto de amor ao próximo.

Outros mitos relacionados à menstruação para você desvendar 🔎

Por que sangue da menstruação cheira mal?

Na verdade, não cheira. Os odores mais intensos normalmente têm a ver com o absorvente que você usa e alguns outros hábitos, sabia? Temos um blog post explicando tu-do sobre o odor da menstruação.

Posso beber álcool quando estou menstruada?

Atenção você que ama um drink e se pergunta se isso vai impactar o seu ciclo ou seu fluxo, suas cólicas e outros aspectos da saúde. A amai responde neste post sobre álcool e menstruação!

É preciso se hidratar melhor durante o período menstrual?

Já parou pra pensar o que tomar água tem a ver com a menstruação? Pois é, pode ser mais do que você imagina! Aqui tem um conteúdo explicando essa relação. 🩸💦


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados