Você conhece os microplásticos?

Você conhece os microplásticos?

“Contei quantas vezes eu usava algo com plástico no meu dia. Foram 87 objetos”.

Esse número parece assustar, mas é mais comum do que parece. A Erika, uma das nossas fundadoras, se chocou com essa quantidade - imaginamos que você também né? 😰 Esses eram os plásticos que ela tinha contato e enxergava, e quanto àqueles que simplesmente existem em objetos diferentes e passam despercebidos - os “microplásticos”? 👀

Como o nome já diz, eles são bem pequenos (cerca de 5mm), quase invisíveis à olho nu e se disfarçam no meio de outros materiais, passando como imperceptíveis na nossa rotina e impactando negativamente nossa saúde e meio ambiente. Mas, calma! Esse post não tem o objetivo de te assustar não, mas sim trazer consciência e mostrar que podemos escolher alternativas mais verdes para nossa vida - eba! 🙌

Antes de começarmos contando dessas alternativas e das substituições que podemos fazer - ou de como sermos mais conscientes têm um impacto positivo no nosso corpo, saúde e planeta - queremos te contar um pouco mais dos microplásticos.

Mas amai, o que são os microplásticos?

Os microplásticos são, literalmente, pequenos pedaços de plástico encontrados em roupas, cosméticos, embalagens de alimentos, garrafinhas de água e outros objetos que usamos na rotina. Você também encontra os microplásticos na água, mel, sal, cerveja, e por aí vai. A lista parece que só aumenta, não é mesmo?

Isso acontece porque a produção do plástico aumentou muito nas últimas décadas, e nosso contato com essa substância acompanhou esse crescimento com nosso estilo de vida, seja por meio da moda, das embalagens ou qualquer outro objeto, temos sempre contato com plástico que solta essas micropartículas que vão ser encontradas em vários locais, até nas bebidas e comidas que citamos.

E não é novidade que o plástico ganhou destaque devido ao seu baixo custo, alta durabilidade e pela resistência a produtos químicos - parecia uma maravilha, até descobrimos (na prática, infelizmente) os efeitos colaterais. 🙄

Onde podemos encontrar os microplásticos?

Ao seguirmos com nossa vida naturalmente ~convivendo com o plástico~, encontramos os microplásticos em diversas maneiras: ao lavarmos nossas roupas, as que possuem fibras têxteis sintéticas de plástico (como o famoso poliéster, por exemplo), soltam partículas de microplásticos e vão (literalmente) por água abaixo 💦. Essas partículas também estão nos cosméticos e produtos de higiene que contém polietileno, além de tintas látex e acrílicas, por exemplo.

Usamos essa expressão “por água abaixo” para você ver que, infelizmente, o destino dessas partículas pequenas é entrar em contato com as águas. E mesmo que passem por estações de tratamento de esgoto, por serem tão pequenas, acabam não sendo tratadas - ou seja, seguem seu curso em águas contaminadas. Deu vontade de chorar aí também? 😭

Ah, e você também contou qual a sua interação com o plástico durante um dia, assim como a Erika? Se sim, apostamos que está refletindo o que pode mudar, mas, se ainda não fez essa contagem, o desafio é prestar mais atenção na sua rotina e nos objetos que têm contato, no trabalho, no lazer, vá reparando em tudo - e pode deixar que a gente te ajuda com as maneiras para substituí-lo.

OK, e como afeta a gente?

Além de ficarmos mais atentas a esse contato com o plástico, também é importante abrirmos o olho para o impacto que ele tem no nosso corpo - afinal tanto contato com os plásticos, nós também seríamos um dos afetados.

Na saúde humana, pesquisadores já encontraram os microplásticos na placenta, nos pulmões, rins, fígado, baço, nas fezes e até mesmo no sangue. 🆘 Nosso desejo aqui é fazer essa lista diminuir, e eliminar esse material tóxico de nossos corpos - aff!

Nós ingerimos os microplásticos na água que bebemos - lembra das garrafinhas de plástico, que tal trocar por outra de alumínio ou metal? E também no ar, já que são tão pequenas, essas partículas voam e entram no nosso corpo pela respiração - é, não respiramos um ar puro já faz um tempinho. 🙄

Já no meio ambiente… 🐢

Os microplásticos são muito encontrados nos oceanos - lembra da nossa história do “por água abaixo”? Pois é, agora faz sentido, né? A poluição de rios e mares pode mudar muito esses ecossistemas, já que afeta diretamente a vida marinha: os animais que entram em contato com essas substâncias, confundem com comida e acabam ingerindo, e tem várias complicações e alterações hormonais, sendo que os menores morrem por não conseguirem digerir os microplásticos.

Bem, já deu para perceber que as mudanças de hábito são necessárias para nós e para o planeta. E para começar, criar a consciência das nossas atitudes e do impacto delas é o passo principal para a mudança! E os próximos são dados todos os dias, em conjunto.

Como eu posso parar de ter contato com microplásticos?

Essa é a pergunta da vez, não é? O mês de julho, com a campanha Julho Sem Plástico (vem conhecer mais clicando aqui), busca trazer mais consciência e responsabilidade para nossos consumos - afinal, já está na hora de adotarmos novos hábitos, não acha? Nossa dica para você começar é:

  • Se informe - conheça quais são as substâncias do plástico e como elas afetam nossa vida;
  • Escolha alternativas mais verdes que cuidam de você e do planeta - sem essas substâncias;

Dê passos diários para todas as áreas da sua vida: do trabalho ao lazer. Os produtos e objetos sem plástico trazem benefícios para nossa saúde, já que buscam uma vida plena, sem substâncias tóxicas que podem nos atrapalhar. Por isso, ao escolher essas alternativas, estamos escolhendo cuidar mais da nossa saúde e do planeta - ah, e lembra de contar com a gente para cuidar do seu ciclo menstrual, ein? 💜

O bioplástico biodegradável à base de plantas que usamos em  nossos absorventes, se biodegrada em até 6 meses e não gera microplásticos, o que é ótimo comparado ao plástico comum que leva mais de 400 anos e continua a gerar quantidades enormes de lixo e poluição no planeta. Além disso, ele tem as mesmas funcionalidades do plástico comum e é atóxico. Isso garante que o seu absorvente amai não vaze na sua calcinha, evitando alergias e te deixando mais seca por mais tempo, além de proteger o planeta ao mesmo tempo.


1 comentário


  • Sofia

    eu uso um app chamado Beat The Micro Bead pra escanear se os cosméticos tem microplásticos. inclusive ele explica qual é o composto danoso do produto


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados