O ciclo menstrual pode afetar nosso sono?

O ciclo menstrual pode afetar nosso sono?

Muito sono durante a menstruação ou dificuldade de dormir durante a ovulação? Você já notou alguma diferença no seu sono durante as fases do ciclo menstrual?

Saiba que não é só você! O nosso ciclo menstrual realmente interfere na qualidade do nosso sono e é isso que trouxemos hoje! Ficou curiosa? Vem saber mais!

Mas o que tem a ver: sono e ciclo menstrual?

Uma coisa já sabemos: somos montanha-russa de hormônios durante todo o mês e isso afeta nosso humor, apetite e disposição 😅. Mas sabia que essas mudanças hormonais também podem causar alterações no momento de dormir?

Primeiros vamos saber porque isso acontece?

Cada hormônio é responsável por estimular órgãos e células específicas do nosso corpo. E alguns deles, liberados em maior ou menor quantidade durante o ciclo menstrual, afetam diretamente as questões relacionadas ao nosso sono.

Bora saber como isso se manifesta em cada fase então!

Sono na TPM

No período pré-menstrual, famosa TPM, as mulheres tendem a ficar mais irritadas e tensas, o que pode atrapalhar a hora de dormir, já que o corpo não consegue relaxar e se acalmar para descansar de forma adequada.

Segundo o Sleep Foundation, durante essa fase, algumas mulheres podem ter baixos níveis de melatonina, um hormônio que entra em ação à noite para induzir o sono, o que tende a desencadear em insônia ou dificuldade para dormir durante esse período.

A dica é:  Conheça seu corpo e não se assuste caso haja insônia neste período. A tendência é que após o ciclo, tudo volte ao normal, mas que tal tentar ser mais discplinada com a higiene do sono neste período para ajudar a relaxar mais?

Sono durante o período menstrual

Os níveis de estrogênio e progesterona são baixos durante o período menstrual. No momento da menstruação, existe uma queda dos hormônios, que estavam em alta durante a TPM e essa mudança repentina pode fazer nos sentirmos cansadas e com a conhecida como fadiga menstrual.

Neste período, pode ser um pouco mais difícil adormecer.

Dica: Mantenha-se hidratada, faça atividades físicas leves, e procure uma alimentação mais saudável.

Sono no período ovulatório

No período ovulatório, assim como na TPM, é comum sofrermos de insônia, mas nesse caso porque os níveis de progesterona estão mais baixos, o que podem colaborar com o estresse e preocupação excessivas.

Nesse momento é super indicado fazer a higiene do sono, que consiste em reduzir o contato com as luzes e aparelhos eletrônicos à noite (televisão, computadores, celulares, etc.) que influenciam muito no adormecer mais tranquilo e saudável.

Dicas para dormir melhor no período menstrual

Alguns hábitos simples quando adicionados a nossa rotina podem ser fundamentais para garantir um sono mais tranquilo durante o período menstrual. Confira algumas dicas:

  • Pratique exercícios físicos: exercitar o corpo, mesmo que por pouco tempo durante o dia, libera endorfina, que provocam sensação de prazer e relaxamento, principalmente durante a noite;
  • Alimente-se de maneira saudável: evite o consumo de café, reduza o sal da comida, evite doces e álcool em excesso. O recomendado é fazer refeições mais frequentes, com menor quantidade de alimentos;
  • Valorize alimentos ricos em magnésio: figo, aveia, beterraba, alcachofra, quiabo, abacate, banana, entre outros alimentos ricos no nutriente. (Caso queira saber mais sobre esse tópico, já escrevemos aqui, sobre a relação desses alimentos com a dor de cabeça durante o ciclo, que pode dificultar o nosso sono),
  • Aposte no ômega-3: presente em nozes e outras frutas oleaginosas, a substância ajuda a regularizar o desequilíbrio hormonal, característico do período menstrual.

E se nada disso ajudar nos sintomas e você continuar sentindo que essas alterações no seu sono atrapalham a sua rotina, procure um ginecologista. Cerca de 5% dos casos de TPM, por exemplo, momento que existe muita reclamação nesse sentido, precisam de tratamento com medicamentos.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados