Como seu ciclo menstrual afeta sua pele?

pele e menstruacao

Você sabia que a menstruação pode ter um impacto significativo na sua pele? É verdade! Vamos explorar um pouco mais sobre esse assunto?

A pele é um dos mais importantes órgãos do corpo, porque ela é literalmente uma barreira que nos protege, regula a temperatura do corpo e traça um caminho para eliminar o suor e óleos que produzimos. Para tudo isso acontecer, os hormônios têm um papel importante nesse processo. E claro que nós, mulheres, sentimos isso com mais intensidade.

Para começarmos esse papo, lembra que a gente já te contou aqui em nosso blog (https://www.amaiwoman.com.br/blogs/blog_amai/entenda-seu-ciclo-menstrual) que temos três fases do nosso ciclo menstrual? Para relembrar: fase folicular, fase ovulatória e fase lútea. Ao longo de cada período, é comum notarmos mudanças na pele: mais oleosidade, espinhas, manchas ou até mesmo pele seca.

O que pode acontecer com a pele em cada fase da menstruação?

Antes, durante e depois da menstruação, acontecem muitas alterações hormonais que costumam causar alguns sintomas do ciclo menstrual bem característicos no humor, no corpo e na pele.

Vamos entender o que acontece em cada fase? Olha só:

Fase folicular: o estrogênio chega com tudo, sendo responsável pela melhora da hidratação, viço e luminosidade da pele. O resultado dessa alta produção faz com que a oleosidade diminua, a produção de colágeno aumente e possíveis feridas cicatrizem de maneira mais rápida. Tudo, né?

Fase ovulatória: é hora de se preparar para o óvulo! Isso mesmo! Nessa fase, embora os níveis de estrogênio ainda se mantenham elevados, o corpo inicia a produção do hormônio luteinizante (LH), que é responsável pela liberação do óvulo. Nessa etapa, começamos a notar as mudanças na pele: mais oleosidade, acnes e aumento na hiperpigmentação, o que pode trazer manchas.

Fase lútea: acontece após o 14º dia do ciclo. Nessa fase, a secreção de gordura aumenta e a capacidade de retenção de água é reduzida. A pele pode ficar oleosa, porém desidratada. A produção de colágeno também diminui, a elasticidade se torna menor e pode despertar sintomas de doenças como acne, rosácea, lúpus, psoríase, dermatite atópica e urticária.

Mas por que isso acontece? A resposta está na queda da produção de estrogênio e aumento na produção de progesterona e testosterona. Quem tem a pele seca quase não sente essa fase, mas quem sofre com a pele oleosa ou acneica, passa por um período chatinho.

Outros sintomas

Já sabemos que a menstruação pode causar inchaço e retenção de líquido, o que também pode afetar a aparência da nossa pele. Isso acontece porque o excesso de líquido pode fazer com que a pele pareça inchada e menos radiante. Triste né?

Mas é importante lembrar que cada mulher é única, e a forma como a menstruação afeta a pele pode variar de pessoa para pessoa. Algumas mulheres podem não notar nenhum efeito em sua pele durante o ciclo menstrual. Ufa!

O que podemos fazer?

Não se preocupe! Existem algumas coisas que você pode fazer para minimizar o impacto da menstruação na sua pele durante cada fase do período menstrual. Olhá só:

  • Pré-menstrual: nos dias que antecedem a menstruação, os níveis de estrogênio caem e os níveis de progesterona aumentam, o que pode acabar deixando a pele mais oleosa e propensa a acne. Nessa fase, é bom utilizar produtos de limpeza que ajudem a controlar a oleosidade da pele e a prevenir o aparecimento de acne. Também é importante evitar alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcar e sal, porque podem aumentar a retenção de líquidos e piorar os sintomas da TPM.
  • Menstruação: durante a menstruação, é importante manter a pele limpa e hidratada, já que a perda de sangue pode deixá-la mais ressecada. Abuse de hidratantes e protetor solar com FPS adequado pra ajudar a manter a pele saudável e protegida. Acrescentar alimentos ricos em ferro como carnes magras, feijões e espinafre, também ajuda a repor as perdas de sangue. Ah, e não se esqueça de beber bastante água.
  • Fase ovulatória: na fase da ovulação, os níveis de estrogênio aumentam, o que pode deixar a pele mais hidratada e radiante, oba! Se joga e aproveita! Se quiser, você pode consumir mais nutrientes que ajudam a regular os hormônios, como vitamina B6 e magnésio encontrados em bananas, abacate, feijão e castanhas.
  • Fase folicular: os níveis de estrogênio começam a cair, então tente comer alimentos que ajudam a aumentar os níveis desse hormônio como soja, lentilhas, grão-de-bico e linhaça. Hidrate mais sua pele com cremes e, claro, muita água ao longo do dia!

Essas ações ajudam a equilibrar os níveis hormonais e reduzir os efeitos da menstruação na sua pele.

Esperamos que essas informações tenham sido úteis para você entender um pouco mais sobre como a menstruação pode afetar a sua pele. Lembre-se de que cuidar da sua pele é importante em todos os momentos do mês, não apenas durante o ciclo menstrual!

Nos vemos no próximo post!


1 comentário


  • Graça Menakuanzambi

    Foi bem útil


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados