4 curiosidades de como o ciclo menstrual afeta os sonhos

amai - 4 curiosidades sobre os sonhos

Por volta de 1930 os cientistas começaram estudos sobre o ciclo menstrual para entender como ele afetaria o corpo das mulheres e em como isso as diferenciava dos homens. Com inúmeros estudos desde então, há algumas descobertas curiosas, como, por exemplo, diferenças encontradas no cérebro de cada sexo.

Diferentemente dos homens que tem níveis estáveis de hormônios, a variação hormonal nas mulheres é muito grande e provoca efeitos peculiares nas funções mentais, desde influenciar a capacidade criativa até os tipos de sonhos que elas têm a cada noite.

E é sobre isso que vamos falar hoje!

O sono é um processo fisiológico e de grande importância para nossa saúde física e mental. No entanto, ao longo da vida, sofremos alterações no ritmo, na qualidade e na quantidade. Tais mudanças, entre outras, podem ser decorrentes de fatores específicos, como: idade e sexo. Sexo? Sim! Mulheres têm características especiais e diferentes dos homens quando o assunto são: os sonhos!

Um estudo da Universidade West of England, em Bristol, de 2011, sugere que mudanças na temperatura do corpo feminino causadas pelo ciclo menstrual são o caminho para sonhos particularmente mais coloridos do que os homens: a temperatura corporal aumenta depois da ovulação e diminui pouco antes da menstruação.

4 curiosidades: sonhos e fases menstruais

  • Pré-ovulatória: os sonhos costumam ser mais positivos, ter mais figuras masculinas e conteúdo erótico;
  • Fase lútea: os sonhos envolvendo dano físico e destruição costumam acontecer mais nesta fase;
  • Pré-menstrual: o conteúdo dos sonhos tende a ser mais negativo, mais pesadelos e com mais figuras femininas;
  • Fase menstrual: os sonhos tendem a ter mais a presença do sentimento de medo e insegurança.

*Ah, já fizemos um blog falando mais sobre cada uma dessas fases do ciclo menstrual, vem saber mais aqui💜

Plus: gravidez e sonhos

E por fim, mais uma curiosidade bônus!

Na gravidez, os níveis de hormônio aumentam e as mulheres passam grande parte da noite no sono REM (rapid eye movement, ou movimento rápido dos olhos), estágio de sonhos mais vívidos, segundo a especialista em sono Victoria Dawson, co-autora do livro "Insomnia: The Essential Guide".


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados