5 sinais de primeira menstruação: saiba tudo sobre menarca

sinais de primeira menstruação menarca

Falar em puberdade, menstruar e também nas mudanças que acontecem no corpo ainda é um tabu para muitas meninas. Mas não precisa ser, viu? Essas mudanças são naturais e – mais cedo ou mais tarde – acontecem com todas. Por isso, não há motivo para ansiedade. Ah, e com informação fica ainda mais fácil! É por isso que amai te explica direitinho quais são os sinais da primeira menstruação e como se preparar para esse momento. 💜

A seguir, contamos tudo aquilo que gera dúvida na prática:  quanto tempo dura a primeira menstruação, porque ela acontece, como escolher absorvente, quais são os cuidados que você deve ter, e muito mais. Vem com a gente!

O que é a primeira menstruação?

Você já deve ter se deparado com o termo técnico nas aulas de biologia: a menarca. 🤔 Esse é o nome que recebe a primeira menstruação na vida de uma mulher, que normalmente ocorre entre os 10 e 14 anos de idade. Aos 15 anos, mais de 90% das meninas passam pelo primeiro fluxo menstrual, sendo essa a idade limite mais comum para o surgimento da menarca.

Ou seja, se você ainda está nessa idade não precisa ter pressa ou ansiedade, já que a janela de tempo varia bastante, né? Caso complete 16 anos sem nunca ter menstruado, é importante visitar um ginecologista para investigar as possíveis causas. Mas vale lembrar: cada organismo se desenvolve de uma maneira, e não há necessidade de comparação.

Tá, mas afinal de contas, por que ela acontece? 👀 Bom, estamos falando de uma das manifestações da puberdade, que ocorre por conta da produção de hormônios pelos ovários. Esses hormônios causam diversas alterações no corpo antes do surgimento da primeira menstruação.

Após a menarca, a tendência é que a ovulação comece a ocorrer, ainda que de maneira irregular. É por isso que no começo é beeeem normal que a menstruação aconteça em intervalos diferentes e depois se regule.

Em termos práticos, menstruar significa que, biologicamente, o corpo já é capaz de engravidar. Ou seja, a atividade sexual sem métodos contraceptivos pode resultar em gravidez. Esse momento é uma ótima oportunidade para conversar com os pais e um ginecologista sobre métodos anticoncepcionais. 🔎

Como saber se está perto de menstruar pela primeira vez?

“Mas, amai, como saber quando vou menstruar pela primeira vez?”. Essa é a pergunta de milhões! A gente sabe que é normal sentir dúvidas sobre a puberdade, mas a verdade é que a menstruação não é o primeiro sinal de mudanças no seu corpo. Anos antes de menstruar pela primeira vez, é possível notar algumas transformações induzidas pela produção de hormônios. Bora conhecer um pouco mais sobre elas? ✨

  1. Estirão puberal: o nome pode parecer estranho, mas o processo é bem natural. O início da puberdade é marcado por um salto do crescimento, conhecido como estirão puberal. Nos primeiros anos da puberdade, esse processo é mais tímido, mas se intensifica bastante cerca de 6 meses antes da menarca. Aliás, meses antes da menstruação, a menina pode crescer até 8 a 10 centímetros por ano. Já imaginou? Quando a menstruação chega, a menina já atingiu quase 100% da sua altura final. Depois da menarca, a velocidade de crescimento diminui, e possível crescer alguns poucos centímetros nos próximos 2 ou 3 anos.
  2. Mudança nos mamilos e seios: na maioria dos casos, o primeiro sinal perceptível é o surgimento do broto mamário, conhecido como telarca. Geralmente é nesse momento que as meninas começam a usar sutiã e menarca costuma aparecer cerca de 2 anos depois desse momento.
  3. Presença de pelos pubianos: Em alguns casos, o aparecimento dos primeiros pelos pubianos, evento chamado de pubarca, ocorre antes da telarca e acaba por ser o sinal perceptível mais precoce da puberdade.
  4. Alterações no formato do corpo: Além desse crescimento acelerado, surgimento dos seios e pêlos pubianos, o corpo tende a ficar mais curvilíneo.
  5. Corrimento: Ele também pode ser um sintoma de menstruação, apresentando cor branca ou amarelada. Na verdade, trata-se de secreção normal da vagina que se encontra mais lubrificada.

Caso você tenha notado alguns desses sinais, significa que sua menstruação está cada vez mais perto. Lembre-se também que cada organismo é um universo e tem ritmo de desenvolvimento diferente, por isso é importante conversar com um profissional de saúde caso tenha alguma dúvida ou preocupação.

Qual a idade certa para menstruar pela primeira vez?

Não existe uma única idade certa, mas vamos de curiosidade: você sabia que a faixa etária da menarca tem diminuído ao longo dos anos? No século XIX, a menarca se dava em média entre 16 e 17 anos de idade. No século seguinte, a idade da primeira menstruação caiu para entre 12 e 13 anos. Essa redução pode ser explicada por diversos fatores, incluindo mudanças na dieta, no modo de vida, sedentarismo, exposição ao fumo e à poluição, consumo de álcool, estresse e fatores socioculturais.

A história familiar ainda é o fator mais importante. Caso a sua mãe tenha passado pela menarca mais cedo, você tende a menstruar antes também. Hoje em dia, ela costuma ocorrer depois dos 10 e antes dos 14 anos, com uma média entre 12 e 13 anos. Ou seja, consultar sua mãe biológica, se possível, te dá uma boa ideia de quando pode acontecer sua primeira menstruação.

Como é a primeira menstruação na prática? 👀

“Afinal, qual a cor da primeira menstruação?”, “A primeira menstruação vem muito forte?”. “E depois da primeira menstruação, quando vem a outra?”. Essas são algumas perguntas comuns que deixam muitas meninas ansiosas, mas não há motivo pra ficar nervosa. Vamos às dúvidas:

🩸 A primeira menstruação pode variar bastante, mas geralmente apresenta um fluxo mais leve. No entanto, algumas meninas podem já ter um fluxo menstrual mais intenso desde o início.

🩸 A cor do sangue também pode variar de acordo com o tempo de sangramento e com o fluxo. Normalmente, a cor é um vermelho meio escuro, quase vinho, mas pode ficar mais escuro com o passar dos dias devido à oxidação. Se o fluxo for grande, o sangue é eliminado mais rapidamente e tem menos tempo para ser oxidado, enquanto um fluxo menor pode levar mais tempo para ser eliminado, resultando em uma cor mais escura.

🩸 Durante a menstruação, é comum a presença de pequenos coágulos, que são apenas uma indicação de um fluxo menstrual mais aumentado. É importante lembrar que a menstruação não é um sangramento ativo como um ferimento, mas sim a descamação da parede interna do útero. Por isso, o que é eliminado pela vagina é uma mistura de componentes diversos, como tecidos, muco, secreções, sangue coagulado e outras substâncias que fazem parte da parede do endométrio.

Ah, e tem mais:

  • Normalmente, o primeiro sinal pelo qual você pode esperar é cólica. Nem todas mulheres têm cólicas, mas é um sintoma bastante comum;
  • Algumas meninas sentem um inchaço abdominal e nos seios nos dias que antecedem a menstruação;
  • Menstruação não tem hora pra descer: pode acontecer de dia ou de noite, durante o banho, ao fazer xixi, etc.
  • Um fluxo normal para quem não usa nenhum tipo de método contraceptivo pode durar até oito dias.
  • O ciclo menstrual regular dura entre 25 e 34 dias, ou seja, se você menstruou pela primeira vez em 01 de janeiro sua menstruação tende a descer entre os dias 26 do mesmo mês e 04 do mês seguinte.
  • A troca de absorvente deve ser feita conforme o fluxo, mas, em geral, é recomendado trocar a cada 4 horas para evitar infecções.

Tudo isso pode te pegar de surpresa na primeira vez, mas ao longo do tempo você vai conhecendo melhor seu corpo e sabendo identificar os sinais de que irá menstruar. O processo vai se tornando mais natural.

Quando a filha menstrua pela primeira vez?

Não é possível saber quando alguém vai menstruar pela primeira vez, já que cada menina tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Se houver preocupações sobre o desenvolvimento da filha, é importante consultar um médico para avaliar a situação individualmente, viu?

É importante que você converse abertamente sobre a menstruação antes que ela ocorra, para que possa estar preparada e entender o que está acontecendo com o seu corpo. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a passar por esse momento sem traumas:

  1. Comece a conversa: Pergunte se ela já ouviu falar sobre menstruação e se tem alguma dúvida. Se ela ainda não sabe sobre o assunto, explique o que é e como funciona.
  2. Fale sobre a importância da higiene: É fundamental ensinar como manter uma boa higiene durante a menstruação. Explique a importância de trocar o absorvente com frequência e de lavar as mãos antes e depois de manuseá-los.
  3. Explique que a menstruação é normal e natural: Deixe claro que todas as mulheres passam pela menstruação em algum momento da vida e que não há nada de errado ou vergonhoso nisso.
  4. Ensine como se preparar para a menstruação: ajude-a a montar um kit com absorventes externos ou internos, toalhinhas úmidas, calcinhas extras e analgésicos para cólicas, assim ela estará preparada quando a menstruação chegar.
  5. Esteja disponível para conversar: Esteja sempre aberta para conversar e responder às perguntas dela, mesmo que pareçam constrangedoras. É importante que ela se sinta à vontade para falar com você sobre qualquer dúvida ou preocupação. Também é bacana disponibilizar acesso a um profissional da área.

Como escolher o melhor absorvente? 🔎

Como é tudo novidade, é bom explicar que não existe certo e errado, mas sim aquilo que se adapta melhor às suas necessidades e ao seu fluxo menstrual. Geralmente, absorventes descartáveis mais finos são confortáveis e suficientes para a menarca, mas cada corpo é único e pode apresentar um fluxo mais intenso. É importante testar diferentes tipos de absorventes, como os noturnos ou com abas para descobrir qual se adapta melhor.

Ah, e o que muita gente não sabe (até mesmo quem menstrua há décadas) é que alguns absorventes podem colocar sua saúde em risco. Isso porque os absorventes tradicionais que geralmente vemos disponíveis nas prateleiras contém plásticos e outros componentes químicos nocivos. Esses materiais podem causar alergias, odores intensos e até mesmo fazer mal para a saúde reprodutiva.

Por isso, na hora de escolher um absorvente para chamar de seu, pesquise muito! Dê preferência para os produtos como os da amai, que são feitos levando em conta o seu bem-estar e o do meio ambiente. ✨

Quer se aprofundar? Explicamos tudinho sobre os diferentes tipos de absorvente em outro blogpost!

Kit primeira menstruação: como se preparar

Preparar um kit para a primeira menstruação pode ajudar você a se sentir mais confiante e segura para lidar com esse momento. Aqui estão algumas dicas de itens que podem te dar aquela mãozinha:

  1. Absorventes: Sem pânico: andando com algumas unidades na bolsa, você já tem absorvente suficiente para um dia fora de casa, levando em conta a troca de 4 em 4 horas.
  2. Calcinhas extras: É comum haver vazamentos no início da menstruação, portanto, é bom ter calcinhas extras para troca, caso necessário.
  3. Lenços umedecidos: Eles são úteis para se limpar e se refrescar quando não é possível tomar um banho imediatamente. Lembre-se de usar um que seja dermatologicamente testado para essa área, viu?
  4. Analgésicos: Dor de cabeça e cólicas menstruais são comuns durante a menstruação, portanto, é bom ter alguns analgésicos à mão.
  5. Aplicativos: Algumas meninas acham útil ter um app para acompanhar seu ciclo menstrual, anotando as datas de início e fim, bem como quaisquer sintomas ou alterações.
  6. Livros ou recursos educacionais: Conhecer mais sobre a menstruação e o ciclo menstrual pode te ajudar a se sentir mais preparada e confiante para lidar com ela.
  7. Um pequeno saco ou bolsa: é sempre bom ter um lugar para armazenar o kit e transportá-lo com facilidade.

Minha menstruação ainda não desceu, e agora? 🤔

Lembre-se que cada pessoa é única e pode ter seu próprio ritmo. Caso você esteja se perguntando se a sua primeira menstruação está atrasada ou ainda não ocorreu, uma boa ideia é conversar com seus pais e agendar uma consulta com um ginecologista.

A primeira menstruação é um momento importante, mas com informação e apoio o processo de adaptação pode ser mais tranquilo. Não se esqueça de que a menstruação é um processo natural e faz parte da vida. 


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados