Por que os absorventes causam alergia?

Por que os absorventes causam alergia?

Não é todo mês que a menstruação pega leve com a gente, não é mesmo? E ainda por cima, há vezes que vem um incômodo na vulva após um tempo usando aquele absorvente comum ... Você também sente isso?

Pois é, muitas de nós sentimos. A intensidade dessa coceira pode variar de pessoa para pessoa, mas você sabia que a causa mais comum é o próprio absorvente?

O que é a alergia ao absorvente?

Primeiro, precisamos entender: qualquer coceira na vulva é alergia ao absorvente?

Não, algumas coceiras podem ser causadas por fungos, como o da candidíase.

Mas falando sobre a alergia ao absorvente, ela acontece na forma de dermatite de contato, causada pela fricção do material do absorvente com a nossa vulva. Há quem sinta isso poucas horas depois do contato com o material do absorvente comum enquanto outras sentem depois de alguns dias usando absorventes comuns (somos únicas!).

Por que o absorvente comum pode causar a alergia?

Os absorventes comuns são feitos de camadas de diferentes materiais e cada uma desta camada pode ser uma fonte de irritação na pele. Vamos conhecer quais?

Camada inferior: nos absorventes comuns, esta camada é feita de plástico que não respira. Este abafamento pode causar irritações.

Parte central: esta parte é geralmente feita de fibras de celulose. As fibras por si só não são um problema, mas muitas empresas utilizam cloro no branqueamento destas fibras. Este processo de branqueamento gera a dioxina como subproduto, que é uma substância química cancerígena e que pode alterar os hormônios.

Camada superior: é feita de plástico, mesmo aquela com cobertura de "toque suave". Este plástico, como já vimos, não deixa respirar, além de ser um material rígido que agride a nossa pele. Muitas vezes também há a adição de fragrância e corantes (aquela marquinha azul) nesta camada, que pode causar irritação em muitas pessoas.

Abas: muitas empresas utilizam látex nas abas para dar mais elasticidade a elas. E, mais uma vez, também uma substância que pode causar irritações e alergias.

E o que fazer para passar esse incômodo?

Caso você tenha usado um absorvente que te causou alergia, você pode aliviar os sintomas com óleo de coco ou também fazer um banho de assento por 5 a 10 minutos para aliviar a área irritada. Caso a irritação esteja muito forte, não deixe de procurar um dermatologista.

Ou melhor ainda... NUNCA mais tenha esse incômodo

Ao inves de passar por essa situação super desconfortável causada pelos absorventes comuns, aqui vão algumas dicas:

  • Utilize os absorventes da amai que têm materiais naturais e é livre de químicos agressivos. Só o melhor tocando a sua vulva! Assim, você não sofre das coceiras nem seu corpo é invadido por substâncias tóxicas. 
  • Troque os absorventes a cada 4 horas
  • Faça a higiene da vulva com frequencia para não acumular bactérias

Além de o absorvente da amai ser gentil com o seu corpo ele é gentil com o meio ambiente. Isso porque os absorventes da amai são feitos com bioplástico que se biodegrada em menos de 6 meses (comparado a 400 anos do plástico comum), ou seja, muito menos impacto no planeta!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados