Por que o intestino prende antes da menstruação?

Por que o intestino prende antes da menstruação?

Faltam poucos dias para vir a menstruação e você sente que seu intestino anda mais lento e preguiçoso? Você não está sozinha nessa!

Iremos te contar por que isso é realmente mais comum neste período e o que fazer para tirar seu intestino do marasmo. Vem com a gente!

Hormônios ... sempre eles?

Homem constipado a gente quase nunca vê, não é?

Pois é, o intestino preso é bem menos comum no público masculino. Um dos principais motivos é a progesterona, um hormônio feminino. Durante o nosso ciclo menstrual, temos um aumento da progesterona após a ovulação que ajuda a relaxar os músculos para ajudar na liberação da menstruação e isso afeta o instestino também, que fica mais flácido e lento. Dessa forma, durante este período é normal sentir o intestino mais lento.

Então, se você não sofre de outros problemas, como síndrome do intestino irritado ou endometriose, é normal estar com intestino mais preso quando temos as mudanças hormonais.

Dicas para dar um up nesse intestino

Apesar de ser normal toda essa constipação, nós sempre podemos dar um empurrãozinho no intestino e, por isso, listamos 5 dicas para você:

1. Coma alimentos com fibras

As fibras ajudam a regular o trânsito intestinal e isso diminui a constipação. Dê preferência a alimentos com fibras insolúveis que são encontradas em cereais, cenouras, couve (folhas escuras) e maçãs.

2. Aumente a quantidade de líquido que você ingere diariamente

Junto das fibras, é muito importante que você ingira bastante líquido. Não se esqueça que não é somente água que conta, mas também sucos e sopas.

3. Probióticos também são um aliado

Além de comer fibras e ingerir líquidos, você pode buscar alimentos ricos em probióticos, como yogurt, kombucha e kefir. Estudos mostram que os probióticos podem reduzir bastante o tempo de trânsito intestinal, o que também vai te levar para o banheiro mais frequentemente.

4. Movimente-se

Atividades físicas também fazem com que nosso intestino se movimente e uma caminhada de 20 minutos já dá uma ajuda e tanto.

Outra dica é realizar movimentos de rotação do dorso ao longo do dia. Enquanto trabalha sentada, por exemplo, você pode virar o dorso de um lado para o outro de tempos em tempos e isso a fazer uma massagem no intestino, estimulando esse parceiro a trabalhar.

5. Vá ao banheiro sempre que puder

Bateu aquela vontade de fazer o #2? Então vá! Segurar essa vontade freia os movimentos do intestino e acaba dificultando ainda mais o que já estava difícil.

Se você está fora de casa e acha que o que te impede de ir ao banheiro é o receio de deixar rastros de odor em banheiro alheio, hoje já há soluções no mercado de bloqueadores de odor que dá sempre para carregar na bolsa. Faça uso desses artifícios para ajudar a sua saúde! 😉


1 comentário


  • Amanda

    Suuper interessante!! Nunca na vida que pensaria que tivesse algo a ver


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