Pum pela frente? O que é isso? 🙈💨

Pum pela frente? O que é isso? 🙈💨

Com um barulho muito semelhante a um pum normal, os flatos vaginais são a saída de pequenas quantidades de ar que entram no canal vaginal. Seja no yoga ou na hora H, quem nunca? Mas relaxa que isso é super normal e aqui te explicamos o porquê.

O que são?

Flatos vaginais são a saída de pequenas quantidades de ar que entram no canal vaginal durante a relação sexual ou outras condições, como exercícios físicos.

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que eles não tem nada a ver com gases intestinais e são inodoros, ou seja, não tem cheiro.

E como eles ocorrem?

O mais comum é eles acontecerem durante o sexo. Conforme ocorre penetração, com o pênis ou acessórios, e até pela própria gravidade, pequenas quantidades de ar são “empurradas” para o fundo vaginal e, quando a pessoa se movimenta, esse ar pode sair, causando ruído semelhante aos flatos intestinais.

Certas posições sexuais e do yoga favorecem a entrada de ar na vagina, como por exemplo, a posição de quatro apoios, as que necessitam uma flexão exagerada dos quadris e a posição da vela (corpo alinhado a 90º). 🕯

E sabe por que o ar faz barulho na saída? Normalmente, sem a entrada de ar, as paredes da vagina ficam coladas, assim como uma bexiga de festa vazia 🎈. Por isso, é completamente normal que quando o ar saia faça um barulho. E é a mesma ideia de quando enchemos uma bexiga e, sem amarrá-la, soltamos o ar que estava dentro escapa.

O que fazer para evitar os flatos vaginais?

Apesar de estar longe de ser motivo de vergonha, já que é algo natural do nosso corpo, os flatos vaginais podem ser um pouco constrangedores para algumas pessoas e, por isso, te damos algumas dicas para estar preparadas em caso de possíveis flatulências. 💨

Uma boa alternativa para evitar os barulhinhos são os exercícios da ginástica íntima, responsáveis por fortalecer a musculatura do assoalho pélvico e proporcionar uma maior consciência da musculatura vaginal. Mas lembrando, essa situação é algo natural e acontece com toda mulher!

E quando isso pode ser anormal?

Há quem pense que a saída frequente de flatos possa significar flacidez da musculatura vaginal, mas isso não é uma correlação comprovada. Se não há incontinência urinária ou dores associadas, não precisa se preocupar. Caso contrário não deixe de procurar seu/sua médica para que possa seguir com o tratamento adequado.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados