Cor da menstruação: entenda o que ela significa

De tons de rosa ao alaranjado, de vermelho vivo a cinza escuro, você já deve ter reparado diferentes cores do seu sangue durante o período menstrual. Mas sabe por que essas mudanças acontecem e quando podem significar que tem algo de errado com nosso corpo? Vem que vamos te explicar o que a cor da menstruação representa! 😊
O que indica a cor da menstruação?
A coloração do sangue menstrual tem a ver com a oxigenação do ar que, dependendo do tempo de exposição, pode deixá-lo até com um tom bem escuro (quando a cor da menstruação é marrom como uma borra de café). Além disso, o tempo que ele leva para percorrer do colo do útero até sair pela abertura da vagina é o que define essa tonalidade: podendo ser mais vivo ou até mesmo mais fechado.
Ou seja, a cor da menstruação é basicamente determinada pelo fluxo de sangue durante o período menstrual. Mulheres que menstruam pouco tendem a ter um sangramento mais escuro (o fluxo desce mais lentamente, tendo mais tempo de “contato” o oxigênio até sair do corpo, escurecendo nesse percurso). Já as que possuem um fluxo mais intenso costumam apresentar um sangramento vermelho e mais brilhante.
Outros fatores que podem influenciar a cor do sangue menstrual é o uso de alguns métodos contraceptivos hormonais e medicações. Por ser um poderoso indicativo de como está a nossa saúde, é importante observar sempre se há alguma alteração no cheiro, na composição, no fluxo ou na cor da menstruação.
O que é normal na menstruação
Você também já deve ter se perguntado o motivo dessas mudanças, e quis saber se suas amigas já tinham visto algo parecido, né? Mas, muita calma! Vale lembrar que cada uma de nós temos particularidades únicas, e por isso, o que é normal para o corpo de uma pessoa pode não ser para o outro.
E apesar de a maioria das alterações de cor, como citamos alguns motivos acima, serem esperadas, algumas podem indicar como anda a nossa saúde e até mesmo servirem como um alerta do estado de saúde. E por isso, merecem atenção especial!
Quais são os tipos de cores de menstruação?
Como já dissemos, o nosso sangue pode mudar de cor ao se misturar com outros fluidos corporais, ao entrar em contato com o oxigênio ou até mesmo com as várias substâncias químicas presentes nos absorventes comuns.
Da cor da menstruação vermelho claro até o sangramento beeem escuro – o fato é que saber analisar o que cada cor significa pode te ajudar a identificar uma possível infecção, por exemplo, e te salvar de situações desagradáveis.
Bora lá entender mais sobre toda essa variedade?
Cor da menstruação rosa
Nem sempre a menstruação rosa é um problema. O que é mais comum é que ela seja a mistura do sangue (que é vermelho vivo) com as nossas secreções ou muco vaginal (que são brancos) e por isso tem a ver com o ciclo menstrual (aparecendo no início ou final da menstruação), uso de anticoncepcional ou com alterações hormonais.
No entanto, em alguns casos, quando associados a outros sinais e sintomas como náusea, dor abdominal ou cheiro forte também pode ser um sinal de:
- Alterações hormonais;
- Infecções vaginais;
- Lesões internas na vagina ou no colo do útero;
- Gravidez,
- Sangramento de escape devido ao uso de anticoncepcionais orais.
E por isso, precisam de uma avaliação médica para constatar o motivo, ainda mais se ele persistir.
Vermelho vivo
Essa coloração é mais comum quando as pessoas têm fluxo mais intenso. Nesse caso, o sangramento costuma ser parecido com o sangue bem vermelhinho ao qual mesmo quem não menstrua está bem familiarizado. Geralmente ele sai dessa cor porque, quando o volume é alto, ele chega mais rapidamente ao absorvente, tendo uma tonalidade bem parecida de quando sai do útero.
Isso é um indício de que o ciclo menstrual está saudável, viu?
Cor da menstruação vermelho escuro ou marrom
Também não é raro notar sangue mais escuro. Normalmente, esses borrões acontecem nos primeiros dias ou no final do fluxo. Além do sangue ter uma cor mais fechada, também pode aparecer aquela menstruação marrom com pedaços, que são resquícios dos endométrio que se descama nesse período.
Outra situação em que esse vermelho mais escuro é comum são os casos do escape (quando ocorre um leve sangramento fora do período menstrual). Isso acontece muitas vezes com quem faz uso da pílula anticoncepcional, seja por esquecimento ou uma alteração hormonal.
Cor da menstruação alaranjada
A menstruação alaranjada, pode ser a mistura do sangue com algum fluido amarelo, e como esses fluidos normalmente significam infecção, esse tom de menstruação é um sinal de alerta! Isso porque em quase 100% dos casos, vem acompanhada de coceira, desconforto e secreção com mau cheiro.Atenção especial se for acompanhado por outros sintomas, como os que citamos acima: mau cheiro, febre ou dor. Nesse caso, o ideal é procurar um médico para iniciar o tratamento assim que possível.
Cor da menstruação cinza
O sangramento cinza também pode indicar que algo está errado com nosso corpo, principalmente infecções. E se vier com pedaços/coágulos acinzentados, isso pode ser sinal de um abordo espontâneo. O mesmo de cima vale aqui, quando for acompanhado por qualquer outro sintoma, a urgência aumenta e o indicado é sempre procurar um médico.
É normal a menstruação ter cor escura?
Um sangramento escuro não é necessariamente motivo para um alerta, viu? Muita gente se desespera quando a menstruação é preta e pouca, mas a verdade é que isso pode acontecer principalmente no início ou final do fluxo. E dependendo do tipo de anticoncepcional usado
O problema é quando esse tipo de menstruação é recorrente, podendo indicar alterações hormonais, estresse, problemas no útero ou até mesmo uma doença sexualmente transmissível.
Lembrando que sempre que a coloração do sangue menstrual provocar algum tipo de dúvida, a recomendação é sempre procurar um ginecologista, para entender se existe uma causa que precisa ser acompanhada de pertinho.
Qual é a cor da menstruação de uma gravidez?
Se durante a gestação o ciclo menstrual é interrompido, porque será que tem tanta gente com dúvida sobre como é a cor de menstruação na gravidez?
O fato é que apesar de não ser tão comum, algumas mulheres passam por um processo chamado nidação. Ele pode acontecer logo no início da gravidez, onde o embrião "gruda" no útero, tendo como consequência um sangramento rosinha.
Tratando-se da gravidez, todo sinal é importante. Caso haja sangramento mais intenso, e outros sintomas como cólicas e dores, é importantíssimo consultar um obstetra para assegurar que tudo está bem <3
E quando a menstruação vem com pedaços de sangue?
Como você já percebeu, a colorimetria menstrual é uma forma importante de conhecer melhor o funcionamento do seu corpo, não é?
Agora você já conhece as cores da menstruação, o que significa cada uma delas e quando ficar de olho. Mas e os pedacinhos que acompanham o fluxo, o que eles querem dizer? Normalmente esses "coágulos" são resultados da descamação da parede uterina, algo que é bem comum. A presença de um volume maior desses pedacinhos pode indicar que as paredes estão mais grossas – em muitos casos, isso ocorre por conta de algum tipo de desequilíbrio hormonal.
Há situações em que o sangramento com esses pedaços acontecem por disfunção vitamínica, indicando miomas, endometriose ou até anemia. Por isso nunca é demais ressaltar: se há algo diferente na sua menstruação fique de olho e converse com um especialista.
Tem dúvidas sobre essas alterações durante o seu ciclo menstrual?
Nós já falamos aqui sobre a cor da menstruação e porque ela varia, vem ver 💜
Você também pode estar se perguntando sobre os outros tipos de corrimentos com cores diferentes, então lá vai alguns que podem acontecer com a gente e merecem ser olhados com atenção:
- Corrimento branco e espesso (semelhante a leite coalhado): comumente associado a candidíase;
- Corrimento amarelo com cheiro forte: tricomoníase e clamídia, ambas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) são as causas mais comuns;
- Corrimento marrom e/ou com presença de sangue: caso ocorra ao fim de uma menstruação, é normal. Do contrário, pode ser sinal de gonorreia (IST), câncer de vagina, do colo do útero ou do endométrio;
- Corrimento transparente, parecido com clara de ovo: indicação de período fértil.
Quando marcar uma consulta médica?
De modo geral, as mudanças de cor do sangue durante a menstruação acontecem, mas vale sempre prestar atenção se são acompanhadas de outros sintomas que podem significar que realmente algo está errado. Por isso o indicado é visitar regularmente um ginecologista e estar sempre com os exames em dia.
E claro, se você tem/teve algum dos três casos acima também, é importante ter a opinião de um profissional que conhece o seu corpo em particular para um diagnóstico correto.
Ah, e além disso, existem cuidados importantes para a sua saúde íntima, incluindo no período menstrual. Você sabia que os absorventes convencionais são produzidos com plásticos e outros componentes que podem colocar seu organismo em risco? Esse tipo de matéria-prima, além de oferecer menos conforto e absorção, pode gerar alergias, cheiros fortes e outros incômodos. Quer saber mais? Confira um post explicando mais sobre os tipos de absorvente e como escolher o seu!
Links citados no texto: 🔎
Porque a cor da menstruação varia?
Deixe um comentário