Como eu controlo meu ciclo?

Como eu controlo meu ciclo?

Você vai tirar férias, tem uma reunião importante ou mesmo uma viagem curta ... Seja o motivo que for, às vezes o que mais desejamos é controlar a data exata que vem a menstruação, não é mesmo? Seja porque não queremos aquela (pequena ou grande) alteração de humor ou mesmo pela menstruação em si em determinados momentos.

Mas será que a gente consegue controlar nosso ciclo?

Ciclo é diferente de sangramento

É importante diferenciar quando falamos de "controlar o ciclo" e "controlar quando vem o sangramento".

O ciclo menstrual é formado por todas as etapas de alteração hormonal (3 fases: folicular, ovulatória e lútea), que se inicia no primeiro dia de menstruação e termina no primeiro mês de menstruação do mês seguinte e, dura, em média, 28 dias.

E como eu controlo?

Hoje em dia, é possível controlar o sangramento através de pílula anticoncepcional (hormônio), pois ele bloqueia a ovulação e a oscilação cíclica hormonal. Você pode controlar os sangramentos conforme preferir ou até emendar completamente, uma vez que esse sangramento não é oriundo de uma ovulação ou um ciclo.

Já o ciclo menstrual, não controlamos, mas juntamos aqui alguns fatores que podem interferir nos dias do nosso ciclo.

  • Alterações transitórias no hormônio cortisol (causada por estresse excessivo, alterações de rotina, sono, alterações imunidade, cirurgias, doenças, etc.),
  • Perda ou ganho importante de peso, excesso de atividades físicas ou percentual de gordura muito baixo
  • Outros distúrbios hormonais como alterações da prolactina, tireóide, Síndrome do ovário policístico (SOP), alterações da supra renal
  • Amamentação
  • Climatério (nos 2 anos que antecedem a menopausa, que é a parada definitiva dos ciclos, pode haver uma irregularidade grande, pulando meses inclusive)
  • Puberdade (nos 2 primeiros anos após a primeira menstruação, os ciclos podem ficar bem irregulares, pulando meses inclusive, por adaptação do organismo).
  • Uso de medicamentos específicos
  • Uso de contracepção de emergência (por exemplo, pílulas do “dia seguinte”).

"Se eu não tomo pílula, eu sou muito desregulada"

Provavelmente, você não "é desregulada" 🙂 Geralmente fala-se que um ciclo dura, em média, 28 dias, mas todo ciclo que dura entre 21 a 35 dias é considerado normal. E essa variação pode ocorrer numa mesma mulher entre um mês e outro e ainda é considerado ser um ciclo normal.

Como essa variação de dias que duram um ciclo é comum e há ainda fatores externos (que vimos acima) que podem afetar o nosso ciclo, fica realmente mais difícil sabermos em qual fase do ciclo estamos e quando exatamente iremos menstruar!

Mas nem por isso nossa vida tem que ser mais pesada porque não controlamos isso, não é mesmo? Ter uma ideia aproximada da duração do nosso ciclo já é mais possível, e é muito importante conhecermos nosso corpo. Ele sempre nos dá os sinais que podemos ir aprendendo a reconhecer e saber em qual fase estamos a cada momento.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados