Como cuidar da sua vulva

Como cuidar da sua vulva

Entra no banho, lava o cabelo, lava o rosto, depois o corpo e a vulva ... Não importa a ordem que você "se lave", mas tudo isso acaba virando rotina. E tudo que é rotina, entra no automático e quase não colocamos mais atenção ao que fazemos, não é mesmo?

Por isso, hoje, te propomos a colocar um pouquinho mais de atenção em como você cuida da sua vulva. Como você a limpa? O que você coloca ou não próximo dela? Vem com a gente neste texto preparado junto da ginecologista Dra. Ana Delazia.

Mas, e por que nos preocupar com os cuidados que temos com a vulva?

A vulva é a porta de entrada da região genital feminina. Ela é nossa primeira barreira contra agentes externos como poeira, sujicidade e microorganismos. Além disso, ela é formada por diversas partes, como o clitóris, importante orgão na sexualidade feminina. Por isso, é essencial conhecer e cuidar dessa região essencial para a saúde feminina.

E como cuidar dela?

Devo usar água e sabão?

A forma mais simples de higienizar a vulva é com água. Se optar por usar sabonete, o ideal é que ele seja líquido (as barras são mais abrasivas para a pele da região) e o mais neutro possivel (opte pelos glicerinados).

Quantas vezes ao dia devemos fazer a higienização? Daí depende do clima. Naqueles dias mais quentes, o ideal seria de uma a três vezes ao dia e, nos dias mais frios, pelo uma vez ao dia.

Me explica como lavar corretamente?

Claro! Primeiro, a água deve ser fria ou morna e usar água corrente. Passe os dedos levemente em todas as partes da vulva (cuidado com a unha) e não se esqueça de afastar os lábios vulvares com os dedos para facilitar a limpeza completa.

Dica, puxe levemente a pele logo no início dos grandes lábios para levantar pele que forma um capuz em cima do clitóris. Lá frequentemente se acumulam secreções e não devem ser esquecidas de ser higienizadas.

E o que evitar?

Apenas a vulva (parte externa) deve ser lavada, pois a vagina é autolimpante. Não use sabonetes impróprios, perfumes íntimos, lencinhos perfumados, lenços umidecidos e derivados.

Alem disso, nao use absorventes ou protetores diários feitos com matéria-prima sintética. O uso deles pode predispor a uma maior umidade na pele e acarretar as dermatites e infecções.

Cuidar da nossa vulva não precisa tomar muito tempo e nem precisa ser uma dor de cabeça! Assim como vimos, coisas rápidas e importantes já dão aquela atenção e carinho que ela, tão importante para nós, deve receber. 💜


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados