Como aliviar os sintomas da TPM

aliviar sintomas da tpm

Ter TPM às vezes parece que já virou banal - para quem sente e para quem convive. “O que houve? Ah, ela está de TPM!” Quem nunca respondeu essa frase sobre alguma amiga ou até sobre si própria, não é mesmo?

Todo mês é a mesma coisa: alguns dias antes da menstruação é o mesmo turbilhão de coisas acontecendo. E não estamos falando de compromissos na agenda, mas sim, de emoções a todo vapor que podem estar acompanhadas de estresse, irritabilidade, ansiedade e muitos outros sintomas.

A questão dessa “tensão pré-menstrual” é que é possível encararmos com menos “tensão” e mais como um “momento” pré-menstrual, aliviando alguns sintomas - especialmente os que citamos acima - vem com a gente descobrir mais nesse post.

Para começar, você conhece sua TPM?

Alguns sintomas que sentimos durante a TPM podem variar a cada ciclo, principalmente quando falamos dos sintomas físicos como dores de cabeça, dores no corpo (como nas costas e pernas), inchaço e dores nos seios. Também, quando falamos dos sintomas emocionais da TPM, pode aparecer irritabilidade, facilidade para chorar, sentimento de rejeição, por exemplo, e é possível que variem ou sejam percebidos como recorrentes em vários ciclos menstruais.

Por isso, nossa recomendação principal é: preste atenção em seu ciclo menstrual e nos sintomas da TPM - aqueles que aparecem, geralmente, de 1 a 2 semanas antes da menstruação - e perceba quais são comuns e quais aparecem raramente. “Mas amai, como fazer isso?” A gente te dá algumas dicas práticas e rápidas pra fazer no dia a dia:

  • Anotar como você se sente diariamente - assim como você anota a sua lista de tarefas do trabalho, faça um “check-up” diário de emoções;
  • Para cada emoção que você anotar, tente dar um porquê ao sentimento - se pergunte: “por que será que eu estou me sentindo triste hoje?” e anote a resposta junto;
  • Compare a sua rotina - em alguns dias você pode perceber mais emoções negativas, em outros mais positivas;
  • E aí, relacione a sua rotina de sentimentos com o seu ciclo menstrual e veja isso mês a mês - “opa! vi que estava mais confusa ou apática na TPM esse mês do que mês passado”, por exemplo.

Assim, você vai se conhecendo cada vez mais e fica mais fácil de identificar qualquer sintoma que seja “fora do seu normal”, não é?

O próximo passo é mais prático: estilo de vida

O seu estilo de vida pode contribuir para que sua TPM seja mais dura ou leve. Não é novidade quando dizemos que nossa rotina e hábitos influenciam - e muito - em nosso ciclo menstrual, não é? E quando falamos sobre TPM, tudo fica mais evidente. Dá uma olhada nesse check-list rápido:

  • Exercícios físicos regularmente;
  • Dieta balanceada, incluindo alimentos que tenham cálcio e vitaminas (D, B1 e B2);
  • Nível de estresse - lembre que, reduzindo os níveis de estresse, você também contribui para diminuir sintomas da TPM;

Esses pontos são os principais e mais básicos para termos uma TPM mais aliviada e devem ser repetidos a cada ciclo. Até aí, tá fácil né? E na hora que o “bicho pega” - o que fazer?

Tudo ok, mas eu ainda tenho TPM

Se mesmo levando esse estilo de vida que preza pela sua saúde, de modo geral, e qualidade de vida - incluindo menos sintomas da TPM - você continua vendo ela dar as caras todos os meses, nós separamos algumas dicas para você testar por aí:

  1. Sinta mais prazer no dia a dia

E, aqui, estamos falando das atividades que você realmente gosta de fazer! Que tal começar um novo hobby (ou tirar a poeira de algum antigo)?

Tudo bem que você pode amar o seu trabalho, sua casa ou qualquer outra tarefa que envolva um desgaste físico e/ou mental, mas praticar hobbies é dar espaço para a criatividade e para se desconectar do estresse - além de dar um ânimo a mais para a rotina, não é?

  1. Sinta mais prazer (e agora sim estamos falando de sexo!)

Dá um alô pro(a) crush, chama o boy (ou girl) para um date ou se joga com um sex toy para se curtir!

A intenção aqui é ~literalmente~ gozar a vida. Brincadeiras à parte, quando sentimos prazer sexual (sozinhas ou acompanhadas), trazemos diversos benefícios físicos e mentais - oba!

  1. Tá na hora de dormir

É sério. Assim como ter horário para acordar é um ponto positivo na rotina e você evita (a maior parte do tempo) enrolar na cama para não se atrasar em compromissos do trabalho ou da vida, ter um horário para dormir vai te ajudar a manter um sono com mais qualidade - e quantidade!

Quando dormimos menos de 6 horas por noite, temos 70% a mais de chance de sofrer com sintomas mais fortes da TPM - então, que tal um alarme para te ajudar a se desconectar e ir dormir?

  1. Fique mais tempo off das telas

Nós estamos o tempo todo consumindo conteúdos, informações, vídeos divertidos no Tik Tok (já segue a gente por lá? clica aqui) e sabemos que estar conectadas é importante para se manter antenada no que está rolando. Mas, ficar algum tempo off, com a família, amigos ou simplesmente lendo, pode te ajudar a diminuir alguns sintomas como ansiedade e estresse - está tudo conectado (felizmente ou infelizmente).

E então… bora tentar?

Comece se percebendo durante seu ciclo menstrual atual - independente de qual fase você estiver - e veja como se sente. Anote algumas percepções físicas, mentais e emocionais ao longo dos dias.

Se estiver na TPM então, bingo! Veja o que passa na sua cabeça, converse com suas amigas e na terapia (com ambas é melhor ainda!) e busque situações e atividades que te ajudem a minimizar os sintomas chatinhos da tensão pré menstrual.

Ah, e se a sua menstruação ainda está chegando, dá tempo de você garantir os seus absorventes preferidos para te acompanhar nos próximos dias. Conte com a gente! 💜


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados