Algodão: consciente e confortável
Quando falamos em algodão, o que vem à sua mente? Fofinho, branco, leveza e conforto podem ser algumas palavras que surgem imediatamente quando pensamos nisso. Mas assim como muitas coisas que fazem parte do nosso dia a dia, nem todos os algodões são como imaginamos...
Mas, antes de saber mais, pode ficar tranquila: já existem marcas se preocupando com isso e você pode fazer parte da mudança por um futuro melhor para todes! Afinal, o futuro é um caminho de IDA que fica bem mais especial se tiver muito amai para dar💜
Algodão orgânico x comum, você sabe a diferença?
Você sabia que a plantação de algodão comum é a terceira que mais utiliza agrotóxicos no Brasil, logo, a terceira que mais polui o planeta?
Por isso, o algodão orgânico surgiu como uma alternativa mais sustentável, pois, além de diminuir os danos causados ao solo, ao meio ambiente e à nossa saúde, ainda reduz em 46% as emissões que causam o aquecimento global.
Algodão e moda (IDA)
Um dos setores em que encontramos bastante algodão é a indústria têxtil, já que as roupas sintéticas geram microfibras que se soltam do tecido quando lavadas, contaminando rios, mares e peixes e, consequentemente, retornando aos seres humanos gerando problemas de saúde. Por isso, as roupas de algodão orgânico são a melhor solução!
E já que existe solução, conheça a IDA:
Para IDA, a matéria-prima é muito importante no ciclo de vida de uma roupa - ela tem impacto desde o cultivo, lá no comecinho da produção, até seu conforto quando veste uma peça e, mais tarde, quando o produto deixa de fazer parte do seu guarda-roupas.
Pensando nisso — e em você conhecer mais um pouco desse universo — compartilhamos alguns dos materiais que mais gostamos, entre eles o algodão orgânico, reciclado e a certificação BCI. Vem conhecer mais:
O algodão orgânico você já conhece um pouquinho, nessa breve introdução. Ele é produzido com base nos princípios da agricultura orgânica, que não utiliza agrotóxicos, fertilizantes e pesticidas químicos, respeitando o ritmo da natureza e preservando a saúde do solo combinado com o uso sustentável da água e preservação da biodiversidade.
Já o reciclado, têm suas fibras fabricadas a partir dos resíduos de algodão pré consumo, ou seja, restos de fios e tecidos. Eles são separados por cor e tipo, então triturados e refiados. Depois, passam por processos de cardagem (que envolve serem desembaraçados e limpos), para serem fiados novamente. O processo não envolve o uso de água, corantes ou produtos químicos. As fibras são transformadas em fios novamente e um novo tecido é criado!
E, por fim, todas as peças da IDA que contam com 70% ou mais de algodão em sua composição, carregam o selo de certificação BCI, ou Better Cotton Initiative (em tradução livre Iniciativa para um Algodão Melhor), que é uma organização sem fins lucrativos — hoje, considerada a maior instituição global –, que trabalha para assegurar a sustentabilidade dessa matéria-prima no âmbito social, ambiental e econômico. Essa certificação garante a não utilização de trabalho forçado e de trabalho infantil no campo e o uso mais eficiente da água e de produtos químicos no cultivo. E então, se você ainda não tinha reparado nele, é uma ótima hora pra começar, não acha?
Algodão e absorventes (amai)
Outro objeto que muitos nem imaginam a presença (ou não) do algodão é nos absorventes. Mas sabe aquele absorvente com um desenho de algodão e "toque suave" que muitas pessoas acham que são feitos de algodão? Pois é,como você já deve estar imaginando, não tem nada de algodão (confira sempre as letras miúdas ;))
Na verdade, são feitos de material sintético, componentes químicos agressivos ao corpo (como alvejante e cloro) e fragrâncias para disfarçar o odor ruim que o próprio plástico em contato com a pele gera.
Com a amai é diferente! O algodão natural é um material respirável e super macio que não provoca alergia, tem ótima absorção e reduz odores. Ele realmente te traz conforto e muita paz de espírito! Conheça os nossos absorventes!
IDA + AMAI
Usar esse algodão orgânico incrível e natural é apenas uma das semelhanças entre a IDA e a amai, marcas responsáveis socioambientalmente que se unem durante todo o mês de março com uma ação conjunta que pauta empoderamento, evolução, autoconhecimento, e claro, maneiras de darmos um passo rumo ao futuro que queremos construir juntos. Vamos juntes?
Deixe um comentário