A primeira marca de absorventes Carbono Neutro do Brasil

A primeira marca de absorventes Carbono Neutro do Brasil

Sim! Demos mais um passo em direção ao nosso compromisso em fazer melhor para nós e para o planeta: agora neutralizamos toda nossa pegada de carbono gerada no nosso processo 🌱

Mas o que isso significa? A gente te explica tudo por aqui!

Os causadores disso tudo

O gás carbônico (CO2) é um dos principais gases do efeito estufa (GEE), que é acelerado quando há grande concentração do CO2. Essa aceleração se chama aquecimento global e ela causa danos irreversíveis ao planeta, impactando pessoas e animais.

Mas como?

Você sabia que a temperatura da terra já aumentou 1,1 grau desde o século XIX, irá chegar em 1,5 grau até 2030 e 3 graus em 2100? 😱 Por causa desse aquecimento, as geleiras derretem, o que faz o nível do mar subir, afetando os animais marinhos e inundando cidades costeiras.

Além disso, o aquecimento global causa a mudança das chuvas, levando a secas e escassez de água em alguns lugares e muita chuva, tempestade, furacões em outros lugares. Isso impacta não só as pessoas, que sofrem com alagamentos mas também a biodiversidade e o plantio de alimentos.

E de onde vem o CO2?

As principais fontes emissoras de CO2 são o desmatamento, os transportes e a pecuária, mas, em diversas outras coisas que fazemos no dia a dia, também emitimos esse gás, mesmo que em menores quantidades. Por exemplo quando gastamos energia elétrica, andamos de veículos motorizados ou quando não fazemos coleta seletiva. Essa soma de quantidade de gases causadores do efeito estufa é chamada de “pegada de carbono”, ou seja, é o rastro que deixamos na Terra. 😢

E o que podemos fazer?

A primeira coisa a fazer é a redução do consumo de itens e serviços que sejam responsáveis pela emissão de CO2.

Aqui na amai, por exemplo, nós utilizamos matérias-primas naturais e bioplástico e nossa embalagem de entrega é feita de papel reciclado, o que contribui para a redução desta pegada de carbono.

Mesmo com muitos esforços, a emissão de CO2 acaba acontecendo e por isso é importante calcular onde o CO2 é gerado, reduzi-lo e depois compensar e neutralizar a emissão ainda existente.

Como isso acontece?

Uma das formas de compensação de CO2 é através do combate ao desmatamento, que causa em torno de 20% das emissões de CO2 no mundo. Ou seja, a amai evita que florestas em risco de desmatamento sejam, de fato, desmatadas, reduzindo assim as emissões de carbono.

A amai se juntou a Carbonext para esse projeto e neutralizamos 100% das emissões que todo o nosso processo ainda gera com projetos certificados pelo VERRA.

Mundo dos sonhos?

Imagina só se todas as empresas das quais consumimos neutralizassem 100% da sua pegada de carbono? Você pode ajudar nisso priorizando empresas que possuem o selo de Carbono Neutro e também exigindo esta ação daquelas que ainda não fazem isso.

E, enquanto ainda não temos 100% delas neste mesmo barco, você sabia que você pode neutralizar a sua pegada individual de carbono? O jeito é simples, basta entrar no site da Carbonext, por exemplo, calcular suas emissões e apoiar projetos de créditos de carbono.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados