5 dicas naturais para melhorar a cólica menstrual

5 dicas naturais para melhorar a cólica menstrual

Sabia que mais de 90% das mulheres sentem um desconforto durante o período menstrual, sendo que quase 40% reportam ter cólicas fortes?

Mas ao invés de partir para medicamentos alopáticos, há formas naturais que aliviam essas dores. Veja aqui 5 dessas dicas naturais que podem fazer com que este desconforto melhore e que também fazem bem para uma rotina saudável.

1. Coma gordura boa

Bem que gostaríamos de comer algo mais gordinho nesse período, né? Mas essas comidas liberam prostaglandina (sinais químicos celulares similares a hormônios) que ativam contrações no útero e causam mais dor e inflamações.

Neste período do mês, opte por alimentos ricos em ômega 3, como abacate, salmão, sementes de linhaça e peixes, pois eles diminuem a produção de prostaglandina inflamatória.

2. Exercite-se

Nada de ficar enroladinha na cama hibernando até as cólicas passarem.

Estudos mostram que se alongar e praticar exercícios aeróbicos ajudam nas cólicas, pois eles aumentam a produção de endorfina (“hormônios do prazer”) e diminuem a cortisona (“hormônio do stress) no corpo. Com isso, o humor melhora, o stress diminui e aumenta a nossa tolerância para a dor. Bora para a yoga ou aula de bike?

3. É hora do chá

Os chás de ervas são usados há milênios por civilizações antigas para aliviar dores e eles cientificamente têm se mostrado eficientes.

Chá de camomila, por exemplo, é um ótimo anti-inflamatório, assim como chá verde, de cravo-da-Índia e de açafrão.

OBS: É importante que você consulte um médico caso você tenha alguma contraindicação específica.

4. Vitamina D e cálcio

Estudos mostraram que mulheres com o nível saudável de Vitamina D e Cálcio possuem menor propensão a terem cólicas, isso porque eles também limitam a produção de prostaglandina. A melhor forma de se obter estes nutrientes é na ingestão alimentar.

  • Fontes de cálcio: produtos lácteos, como leites e derivados, e folhas verde-escuro, como couve-manteiga, espinafre e rúcula.
  • Fontes de Vitamina D: também de produtos lácteos ou peixes mais gordurosos. E lembre-se que estar exposto ao sol alguns minutos ao dia também super conta, o que é uma opção para quem é vegano.

Por isso, faça seu check-up anual com seu médico para garantir que estas vitaminas estejam nos níveis saudáveis para sua idade.

5. Compressa quente

O calor de uma compressa quente colocada na região inferior do abdômen provoca o aumento da circulação sanguínea e ajuda o músculo a relaxar, reduzindo as contrações musculares e aliviando as dores.

E você? Já faz uso de alguns desses métodos para as cólicas?


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados